A Google tinha apresentado em abril a Digital News Initiative (DNI), com um fundo de inovação de 150 milhões de euros, uma iniciativa aberta a todos os envolvidos na indústria europeia de notícias no ambiente digital e, segundo a tecnológica, “desde o seu lançamento mais de 120 organizações solicitaram participação no projeto”, de acordo com informação disponibilizada no blogue oficial.
“Hoje vamos abrir candidaturas ao fundo de inovação DNI”, afirmou o responsável pelo fundo, Ludovic Blecher, no blogue oficial, referindo que “a ambição e o objetivo são arrojados: desencadear um novo pensamento – que pode vir de qualquer local do ecossistema de notícias – que proporcione às organizações e empresas de notícias de todas as dimensões espaço para experimentarem novas coisas”.
Para o efeito, a Google reservou 150 milhões de euros, que estão disponíveis em forma de subsídios, ao longo dos próximos três anos.
“Anualmente haverá, pelo menos, dois períodos de candidaturas”, refere a Google, sendo que “a primeira inicia-se hoje e encerra no dia 04 de dezembro” e o próximo está previsto para a primavera de 2016.
De acordo com a tecnológica, os projetos candidatos ao financiamento – que pode ir até ao máximo de um milhão de euros – têm de demonstrar “novas abordagens nas práticas do jornalismo digital”, apoiar o desenvolvimento de novos modelos de negócio ou até “mudar a forma como os utilizadores consomem notícias digitais, podendo ser experimentais, embora seja exigido “objetivos bem definidos e uma componente digital significativa”.
Além disso, “não existe a obrigatoriedade de utilizar qualquer produto Google”, refere.
As candidaturas estão abertas a todos os ‘publishers’ no mercado, atores puramente digitais, ‘startups’ de notícias, parcerias colaborativas e a indivíduos baseados na União Europeia e na Associação Europeia de Comércio Livre (EFTA).
O financiamento está dividido em três categorias: no caso de protótipos, cuja as candidaturas estão abertas a organizações e a indivíduos que estejam elegíveis, o subsídio pode ir até 50.000 euros.
“Estes projetos deverão estar numa fase muito inicial que seja necessário desenvolver o conceito e testar os pressupostos”, refere a Google, adiantando que estas candidaturas serão avaliadas “rapidamente” e serão financiadas a 100% do custo total.
A segunda categoria visa os projetos médios, cujos incentivos podem ir até aos 300.000 euros e está aberto a organizações.
“Aceitaremos pedidos de financiamento até 70% do custo total do projeto”, refere.
Relativamente aos grandes projetos, este é aberto a grandes organizações que requeiram financiamento superior a 300.000 euros.
“Aceitaremos pedidos de financiamento até 70% do custo total do projeto” e o “financiamento máximo é de um milhão de euros”, adianta a Google.
“São aceites exceções ao limite de um milhão de euros no caso dos projetos grandes que sejam colaborativos (internacionais, setoriais e envolvendo múltiplas organizações) ou que tenham um benefício significativamente grande e alargado para todo o ecossistema de notícias”.
As candidaturas são feitas através da página eletrónica da DNI e deverão ser apresentadas em inglês.
Entre os membros do conselho do fundo está João Palmeiro, presidente da Associação Portuguesa de Imprensa e presidente do conselho do fundo de Inovação DNI.