Candidato do PS promete 400 mil euros para internacionalizar Politécnico da Guarda

O candidato do PS à Câmara da Guarda nas eleições autárquicas de 01 de outubro prometeu hoje disponibilizar 400 mil euros para internacionalizar o Instituto Politécnico local e captar mais alunos para a cidade.

“A internacionalização, reter e atrair talentos, projetos científicos [para o Instituto Politécnico da Guarda], tudo isso será objeto de um protocolo bem elaborado, mas disponibilizaremos 400 mil euros, para acolher os alunos, para lhe dar condições, para tornar a escola competitiva, porque ela é um pilar da Guarda e está a definhar. Não pode continuar assim”, disse Eduardo Brito.

O candidato socialista falava à agência Lusa à margem de uma ação de campanha realizada no bairro da Sequeira, na cidade da Guarda.

“Nós temos que nos agarrar àquilo que temos, às coisas boas que temos, e temos. E esse é um dos objetivos estratégicos desta campanha, a par da criação de um fundo para a promoção do empreendedorismo e de negócios na área das novas tecnologias, do conhecimento e da investigação”, fundamentou.

Eduardo Brito disse à Lusa que a partir do dia 01 de outubro “os que ganham e os que perdem” as eleições têm que se “reconciliar” e lançar o grande objetivo para “relançar a Guarda e pôr a Guarda outra vez no topo em matéria de ensino”.

Se for eleito presidente de câmara, o socialista disse que para assegurar a verba de 400 mil euros destinada ao IPG, não colocará “placas a dizer que há obras onde se gastam milhares”.

“Reduzirei na comunicação quase ao zero, onde se gasta imenso dinheiro, cortarei alguns eventos que não são necessários, socorrer-me-ei dos talentos da Guarda para promover esses eventos. Temos que entrar por aí, não há outra solução”, afirmou.

O IPG “é um pilar estratégico” para a Guarda e tem “um papel capital” no fornecimento de talentos às empresas locais, segundo Eduardo Brito.

O candidato socialista deu ainda o exemplo do Politécnico de Bragança que possui 6.800 alunos, sendo 1.800 estrangeiros, e perguntou: “Porque é que eles conseguem e nós não?”.

Além de Eduardo Brito, apresentam-se como candidatos à Câmara da Guarda o atual presidente Álvaro Amaro (PSD), Carlos Adaixo (CDS-PP/MPT/PPM), Jorge Mendes (BE) e Carlos Canhoto (PCP/PEV).

O atual executivo municipal é composto por cinco eleitos do PSD/CDS-PP e dois do PS.


Conteúdo Recomendado