Candidato do CDU à Câmara da Guarda exige despoluição do rio Noéme

Mário Triunfante Martins pede a realização “de um estudo rápido de análise ao leito do rio”.O candidato da CDU à Câmara da Guarda, Mário Triunfante Martins, criticou a política ambiental da autarquia e exigiu a rápida despoluição do rio Noéme. “O problema devia estar solucionado há 20 anos”, disse o candidato, à agência Lusa, durante […]

Mário Triunfante Martins pede a realização “de um estudo rápido de análise ao leito do rio”.O candidato da CDU à Câmara da Guarda, Mário Triunfante Martins, criticou a política ambiental da autarquia e exigiu a rápida despoluição do rio Noéme. “O problema devia estar solucionado há 20 anos”, disse o candidato, à agência Lusa, durante uma visita ao rio Noéme nas proximidades da aldeia de Gata, nos arredores da cidade da Guarda. Mário Triunfante Martins pede a realização “de um estudo rápido de análise ao leito do rio, para se poder saber quais são os poluentes que ali estão e se é possível retirá-los todos”, para que o curso de água volte a ter vida. O rio Noéme é um afluente do rio Côa e atravessa várias localidades dos concelhos de Guarda, Sabugal e Almeida. A poluição começou em finais da década de 1980 e tem preocupado autarcas, ambientalistas e moradores das localidades ribeirinhas, que atribuem o problema a uma unidade de lavagem de lãs que encaminha os efluentes para aquele curso de água. A Câmara da Guarda tem em curso o processo de construção de uma estação elevatória de águas residuais e de uma conduta para encaminhar os efluentes para a Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de São Miguel, exigindo o candidato da CDU que resolva “rapidamente o problema”. “Estes problemas não se podem arrastar ao sabor dos interesses de a, b ou c, mas no interesse de toda a coletividade”, referiu Mário Triunfante Martins, indicando ter conhecimento de que a estação elevatória “está pronta a funcionar”. O candidato alerta, no entanto, para o desconhecimento dos “poluentes que são lançados no rio e se o pré-tratamento é suficiente para os lançar na própria ETAR”, daí que defenda uma “solução definitiva e transparente”, para que o rio seja “despoluído e recuperado totalmente”. O assunto “também está na alçada do poder central e já o devia ter tomado em mãos”, observou, criticando a Câmara da Guarda por não ter agido “com celeridade”. A comitiva da CDU foi acompanhada, na visita ao rio Noéme, por Luísa Tovar, elemento do PCP e da Associação Águas Públicas, por Miguel Matias, do partido ecologistas “Os Verdes”, e por Mário Fonseca, um jovem natural da freguesia de Rochoso (Guarda) que tem sido um dos principais defensores da despoluição daquele curso de água.
Nas eleições de 29 de setembro, além do ambientalista Mário Triunfante Martins (CDU), há mais cinco candidatos à presidência da autarquia da Guarda, liderada pelo socialista Joaquim Valente, que não se recandidata.  Álvaro Amaro, atual autarca de Gouveia, é o candidato do PSD/CDS-PP, o advogado José Martins Igreja concorre pelo PS, e o Bloco de Esquerda candidata o ex-presidente da Associação Académica da Guarda Marco Loureiro.  Concorrem ainda, como independentes, Virgílio Bento (professor de Filosofia, ex-vice-presidente da autarquia e atual vereador sem pelouros) e Baltasar Lopes, presidente da Junta de Freguesia de Aldeia Viçosa.


Conteúdo Recomendado