Candidato da CDU propõe fixação de estudantes no centro histórico da Guarda

O candidato da CDU à Câmara da Guarda, Mário Triunfante Martins, defende a revitalização do centro histórico da cidade através de medidas que incluam a instalação de estudantes do instituto politécnico local. O cabeça-de-lista da CDU disse este domingo à agência Lusa que a parte antiga da cidade necessita de ter ocupação e vida, propondo a criação […]

O candidato da CDU à Câmara da Guarda, Mário Triunfante Martins, defende a revitalização do centro histórico da cidade através de medidas que incluam a instalação de estudantes do instituto politécnico local.
O cabeça-de-lista da CDU disse este domingo à agência Lusa que a parte antiga da cidade necessita de ter ocupação e vida, propondo a criação de “residenciais para os estudantes do IPG – Instituto Politécnico da Guarda, fundamentalmente os protocolados”. “Era juventude que vinha para o centro [histórico] era vida, era alegria que se trazia à cidade”, apontou Mário Triunfante Martins, reconhecendo que a Guarda precisa de alegria e de esperança. A redução das taxas do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) para incentivar a habitação é outra das ideias “para atrair as pessoas e para elas poderem voltar a residir” na zona histórica da cidade. “Isso é que vai trazer vida”, admitiu o candidato da CDU, que também sugeriu a criação de apoios para o pequeno comércio e uma forte aposta na reabilitação urbana. O responsável reconheceu que a autarquia da Guarda tem realizado obras no centro histórico, mas considerou que “o que tem sido feito é muito mau, porque às vezes gasta-se até um rio de dinheiro para recuperar isto e aquilo e depois lá fica”, abandonado. Mário Triunfante Martins apontou que “o único exemplo positivo” de recuperação de imóveis naquele local para funcionamento de serviços públicos será o edifício sede dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) da câmara municipal. Além de Mário Triunfante Martins, concorrem à Câmara da Guarda os candidatos José Martins Igreja (PS), Álvaro Amaro (PSD/CDS-PP), Marco Loureiro (BE) e Eduardo Espírito Santo (PCTP/MRPP). As eleições autárquicas decorrem no próximo domingo, dia 29 de setembro.

Conteúdo Recomendado