Candidato da CDU à Câmara da Guarda defende aposta na produção agrícola

O ambientalista Mário Triunfante Martins, candidato da CDU à presidência da Câmara da Guarda nas eleições autárquicas, defende um incentivo à produção agrícola para reduzir o desemprego no concelho. «Só incentivando a produção se pode ir reduzindo o flagelo» do desemprego que «varre a cidade e o concelho», disse esta sexta-feira o candidato, na apresentação […]

O ambientalista Mário Triunfante Martins, candidato da CDU à presidência da Câmara da Guarda nas eleições autárquicas, defende um incentivo à produção agrícola para reduzir o desemprego no concelho.
«Só incentivando a produção se pode ir reduzindo o flagelo» do desemprego que «varre a cidade e o concelho», disse esta sexta-feira o candidato, na apresentação oficial da sua candidatura, lembrando o ditado popular: «Se o campo não planta a cidade não janta». Mário Triunfante Martins defendeu a necessidade de a Câmara Municipal da Guarda «dar condições a quem planta e produz para vender os seus produtos, sem exigências exageradas e absurdas» e propôs a criação de «uma central de receção da produção regional» e «melhores condições» no Mercado Municipal. A promoção da agricultura biológica é outra das apostas do cabeça de lista da CDU, que também sugere que sejam estipuladas «contrapartidas e uma cota de produtos locais e regionais às ditas grandes superfícies», a par de incentivos «às raças e sementes autóctones». «A cidade não progride sem o campo e o campo não sobrevive sem a cidade», lembrou o candidato que desempenha as funções de dirigente da Cooperativa de Camponeses do Vale do Alto do Mondego, no concelho da Guarda. Para o candidato da CDU, a autarquia «deve estar ao serviço da população» em vez de ser «um entrave ao desenvolvimento». Mário Triunfante Martins, de 70 anos, defende igualmente a necessidade de o Teatro Municipal da Guarda ser estimulado «com todo o apoio possível» para que seja «a casa de todos os artistas, a começar pelos da Guarda e do concelho». «O nosso Teatro Municipal deve ser a génese, tem de ser a génese, de todo o desenvolvimento», afirmou na conferência de imprensa de apresentação da candidatura. A CDU também apresentou Carlos Canhoto, 39 anos, professor no Conservatório de Música de São José da Guarda e no Conservatório Regional de Castelo Branco, como cabeça de lista à Assembleia Municipal da Guarda. A população do concelho da Guarda «pode confiar na CDU» para «levar à Assembleia Municipal a sua voz e os seus anseios», prometeu Carlos Canhoto. A Câmara Municipal da Guarda foi sempre presidida pelo PS, sendo atualmente liderada por Joaquim Valente, que não se recandidata ao terceiro mandato. Nas eleições autárquicas de 2009, o PS obteve 55,84% (cinco eleitos) e o PSD 28,31% (dois eleitos).

Conteúdo Recomendado