Câmaras das Beiras e Serra da Estrela vão dar tolerância na terça-feira de Carnaval

As 15 câmaras municipais que integram a Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE) decidiram dar tolerância de ponto na terça-feira de Carnaval, disse à agência Lusa o presidente daquela entidade, Vítor Pereira.

“Foi uma decisão que tomámos por unanimidade e porque entendemos que é fazer justiça a uma tradição popular portuguesa e uma forma de motivar os trabalhadores”, referiu o autarca, que é também presidente da Câmara da Covilhã.

O ministro da Presidência e dos Assuntos Parlamentares, Marques Guedes, já anunciou que o Governo não dará tolerância de ponto no Carnaval, sublinhando que essa é uma questão que “está resolvida desde o início desta legislatura”.

No entanto, e tal como já tinham feito há um ano, os presidentes destes municípios decidiram, “no âmbito da autonomia do poder local”, em sentido contrário, autorizando os funcionários autárquicos a gozar esta data, que este ano se assinala no dia 17 de fevereiro.

“Entendemos que esta também é uma forma de compensar os trabalhadores das nossas autarquias por muitas das agruras que lhes têm sido impostas, neste contexto de crise”, acrescentou Vítor Pereira.

A CIMBSE é constituída por 12 municípios do distrito da Guarda (Almeida, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Guarda, Gouveia, Manteigas, Meda, Pinhel, Seia, Sabugal e Trancoso) e por três municípios distrito de Castelo Branco (Belmonte, Covilhã e Fundão).


Conteúdo Recomendado