Câmara Municipal de Seia com orçamento de 19,8 ME para 2016

A Câmara Municipal de Seia vai ter um orçamento de 19,8 milhões de euros para 2016, que favorece as famílias e o investimento e aposta na qualidade de vida da comunidade, foi hoje anunciado.

Aquela autarquia do distrito da Guarda presidida por Carlos Filipe Camelo (PS) refere em comunicado que o novo orçamento, no valor global de 19.854.363 euros, “regista um crescimento na ordem dos 02% face ao presente ano”.

O presidente do município, citado na nota, considera tratar-se de “um orçamento realista, dotado de grande rigor e sustentabilidade, onde se evidencia uma grande consciência social”.

O autarca assegura que a Câmara Municipal que lidera “continuará a ter uma política de proximidade com as pessoas”, frisando que “as rubricas com maior dotação continuam a ser aquelas que dizem diretamente respeito ao nível de qualidade de vida da comunidade”.

No topo das prioridades estão o abastecimento de água, o saneamento básico e a recolha de resíduos sólidos urbanos, com cerca de 30,93% do valor global do orçamento, a iluminação e energia, com 10,89%, e a ação social, com 7,68%.

“Muito embora o orçamento denote um esforço suplementar em torno da dívida, que representa 22,04% do valor global orçamentado para o próximo ano”, o autarca destaca “a estabilização da situação económica e financeira da Câmara, através do Plano de Reequilíbrio Financeiro em curso, uma situação que confere ao município credibilidade e confiança”.

A redução dos níveis de fiscalidade, nomeadamente no Imposto Municipal Sobre Imóveis (IMI), através do aumento das minorações e do alargamento do seu âmbito geográfico, é uma das novidades do município de Seia anunciadas para o próximo ano.

Na mesma nota aquela autarquia da região da Serra da Estrela lembra que o IMI “passará a ser calculado em função da especificidade do agregado familiar, juntando-se a outros incentivos que a autarquia mantém e que se revestem de grande alcance social, particularmente nas áreas da educação, ação social e saúde”.

O socialista Carlos Filipe Camelo considera ainda que o documento “abre portas ao investimento em projetos estruturais e potenciadores do desenvolvimento económico e social que terão reflexo e impacto positivo na vida dos cidadãos, das instituições e das empresas”.

O orçamento do município de Seia para 2016 foi aprovado por maioria pelo executivo e pela Assembleia Municipal.


Conteúdo Recomendado