Câmara Municipal de Seia entrega equipamento de proteção a bombeiros

Para assinalar o Dia Mundial do Bombeiro, o Presidente da Câmara e o Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural entregaram equipamentos às corporações de Seia, Loriga e São Romão.

No passado dia 19 de maio, o município de Seia assinalou o Dia Mundial do Bombeiro com o objetivo de homenagear e afirmar o papel desempenhado pelas várias corporações de bombeiros do concelho.

As comemorações decorreram na Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de São Romão e foram marcadas pela entrega de equipamentos às associações humanitárias de Seia, São Romão e Loriga.

Durante a sessão solene, Filipe Camelo, Presidente da Câmara, reconheceu o papel preponderante dos bombeiros do concelho, desempenhado nas mais diversas áreas, particularmente nos domínios social, humanitário e de proteção civil, e referiu que continua a ter, como prioridade, o apoio às associações de Bombeiros do concelho, através da modernização de infraestruturas, do parque automóvel e material técnico-operacional, ou no reforço dos recursos humanos e materiais do município, de modo a que os bombeiros possam desempenhar, com maior sucesso e em melhores condições de segurança, a sua muito nobre missão.

Para além do apoio financeiro anual concedido às corporações, a autarquia entregou capacetes de combate a incêndios estruturais aos Bombeiros Voluntários de Seia, uma Moto-Bomba de Grande Débito aos Bombeiros Voluntários de Loriga e fatos de proteção individual para combate a fogos estruturais aos Bombeiros Voluntários de São Romão, totalizando uma verba de doze mil euros.

O Serviço Municipal de Proteção Civil de Seia conta atualmente com uma equipa de sapadores florestais, duas equipas de intervenção, uma equipa de identificação e análise de situação de risco, e dois técnicos, indica uma nota da autarquia. Para além dos recursos humanos qualificados, o Município dispõe também de equipamentos e viaturas.

As comemorações do Dia Municipal do Bombeiro terminaram com a visita aos mais recentes trabalhos preventivos desenvolvidos no âmbito da defesa da floresta contra incêndios, de que são exemplo a melhoria da rede viária florestal, limpeza e criação de faixas de gestão de combustíveis e uso do fogo, especialmente fogo controlado.


Conteúdo Recomendado