Câmara Municipal de Pinhel anuncia visitas a aquedutos subterrâneos

A Câmara Municipal de Pinhel promove visitas gratuitas, mediante marcação prévia, aos antigos aquedutos subterrâneos da cidade, que foram construídos em finais do século XVIII.

Daniela Capelo, vice-presidente da Câmara Municipal de Pinhel, explica que Pinhel “tem um sistema muito complexo de aquedutos subterrâneos, localizados em diversas partes da cidade. Aqueles que nós, neste momento, disponibilizamos e utilizamos para visitas com maior frequência, são localizados junto ao largo dos Combatentes, que é junto à Casa da Cultura”.

Os aquedutos localizados no largo dos Combatentes podem ser visitados durante todo o ano, pois “oferecem condições de segurança, são limpos com regularidade” e “estão iluminados com luz artificial”, como refere a autarca.

“E, portanto, podem, com a marcação da visita a ser efetuada com a antecedência de um ou dois dias, porque necessitam sempre de ser arejados, ser visitados com toda a facilidade. E é isso que nós pretendemos fazer, é abrir os aquedutos subterrâneos ao público, porque há imensa curiosidade”, esclareceu.

Acrescenta ainda que a marcação prévia é necessária para salvaguardar “as condições de segurança das pessoas”.

Existem algumas lendas associadas aos aquedutos locais, mas a autarca defende que os mesmos “não proporcionavam encontros amorosos e clandestinos”, mas sim “a necessidade de encaminhamento das águas das nascentes até à mãe de água” para depois derivar para a cidade.

Tratava-se de um “sistema complexo” e “tão perfeito” que ainda funciona nos dias de hoje.
A cidade de Pinhel tem mais de 500 metros de aquedutos subterrâneos, que costumam ser visitados e divulgados no Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.

“São estruturas que, pelos dados que temos, estão relacionadas com o edifício do antigo Paço Episcopal (finais do século XVIII e inícios do século XIX) e tinham como finalidade levar a água a determinados pontos do edifício e seu logradouro/jardim, a partir de diferentes nascentes”, adianta o município de Pinhel.
Estão identificados três aquedutos subterrâneos distintos: o da Parada Coronel Lima da Veiga (em frente à Casa da Cultura), o da rua 1.º de Maio e o da cerca do antigo Paço Episcopal.

“No que se refere à metodologia de construção, podemos dizer que todos eles têm muito de comum. Apresentam uma cobertura com grandes lajes de granito assentes em paredes laterais, construídas por pequenas pedras empilhadas ou escavadas diretamente na rocha e uma caleira, revestida com materiais impermeabilizantes, que conduzia a água aos locais necessários”, segundo a autarquia.

As visitas são gratuitas e decorrem de terça-feira a domingo.


Conteúdo Recomendado