Câmara de Manteigas prepara programa para fixar empresários no concelho

Fonte: http://www.hp3d.com.br/wp-content/uploads/2013/03/Escrevendo.jpeg

A Câmara Municipal de Manteigas está a elaborar um regulamento para apoio à fixação de novas micro, pequenas e médias empresas e de jovens trabalhadores no concelho, disse hoje à agência Lusa o seu presidente.

Segundo o autarca José Manuel Biscaia, o plano que está em fase de preparação prevê que cada empresa possa receber até dez mil euros por cada posto de trabalho criado, até um máximo de 15.

“Eu acho que é inovador na medida em que, primeiro, apoiamos o emprego, apoiamos o empresário, damos condições de instalação e damos condições também aos empregados que queiram residir em Manteigas, dando o apoio em termos de sediação, com uma renda apoiada”, indicou.

José Manuel Biscaia referiu que a autarquia se propõe atribuir 50 mil euros por cada empresa que se sedie em Manteigas, que receberá o dinheiro “entre o quarto e o quinto ano, desde que tenha quatro quintos dos trabalhadores que forem admitidos em laboração”.

O regulamento também deverá incluir “a redução ao máximo possível” do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) e a isenção de cobrança de taxas de urbanismos “ou outras que advenham do processo de instalação” das novas firmas.

“Digamos que [o plano de incentivos] é inovador e penso que é caro, porque nós, ao quarto ano, estaremos a pagar, se tudo correr bem, um milhão e meio de euros. É todo o investimento que a Câmara Municipal tem para cada orçamento [anual], mas isto é uma forma de investimento social e reprodutivo”, considera.

José Manuel Biscaia adiantou ainda à Lusa que o regulamento do programa, destinado a empresas que atuem nas áreas da inovação e das novas tecnologias, deverá ser aprovado pelo município ainda este ano.

A ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários será chamada para colaborar no processo da autarquia e os novos empresários deverão instalar-se nas instalações da antiga fábrica Sotave, onde foi criado um ninho de empresas.

O presidente da Câmara Municipal de Manteigas considera que o programa que está em preparação “devia ser um incentivo” para o Governo aplicar um plano idêntico em todo o território do interior do país, por entender que irá atrair jovens empreendedores e trabalhadores para o seu território.

A medida pretende inverter o “descalabro” demográfico daquele concelho localizado na Serra da Estrela, que tem 3.700 habitantes e regista anualmente cerca de 25 óbitos e quatro nascimentos por cada mil habitantes.

“Acho que é o melhor programa criado em Portugal por uma Câmara Municipal. Eu tenho muita esperança no êxito do plano de apoios”, concluiu o autarca.


Conteúdo Recomendado