Câmara de Manteigas com candidaturas abertas para apoio à produção de feijoca

Os produtores devem dirigir-se aos serviços autárquicos para se candidatarem ao apoio financeiro que está previsto no Regulamento Municipal de Incentivo à Produção da Feijoca.

O município de Manteigas, no distrito da Guarda, tem a decorrer, até dia 31, o período de candidaturas para atribuição de apoios à produção de feijoca, foi hoje anunciado.

Segundo um edital assinado pelo presidente da Câmara Municipal de Manteigas, Esmeraldo Carvalhinho, os produtores devem dirigir-se aos serviços autárquicos para se candidatarem ao apoio financeiro que está previsto no Regulamento Municipal de Incentivo à Produção da Feijoca, uma leguminosa típica daquele concelho da Serra da Estrela.

O incentivo financeiro para a comparticipação dos custos relativos à produção de feijoca é de 0,80 cêntimos de euro por metro quadrado, para áreas compreendidas entre 50 e 500 metros quadrados, e de 0,40 cêntimos para áreas de produção que possuam entre 501 e 1.500 metros quadrados.

O documento assinado por Esmeraldo Carvalhinho esclarece ainda que a decisão sobre a atribuição do incentivo financeiro por parte do município de Manteigas “ocorre até ao dia 15 de abril de cada ano”.

Com o Regulamento Municipal de Incentivo à Produção da Feijoca, a Câmara Municipal de Manteigas pretende “combater o abandono das terras, preservar o solo e o meio ambiente, privilegiar a utilização dos recursos locais, dignificando a agricultura, os seus agentes e o meio económico em que estes se inserem”.

“É também objetivo do município incentivar e apoiar o aparecimento de novos produtores locais de feijoca, um produto que apresenta reconhecida qualidade e potencialidades ímpares no domínio da gastronomia”, lê-se no mesmo documento autárquico.

As feijocas produzidas no concelho de Manteigas costumam ser servidas com carnes de porco e enchido regional, mas também são utilizadas na confeção de sobremesas e na produção de pastéis.


Conteúdo Recomendado