Câmara de Figueira de Castelo Rodrigo incentiva reutilização de livros escolares

A Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo está a promover uma campanha de sensibilização dos alunos do 1.º ciclo do ensino básico para a reutilização dos manuais escolares, anunciou hoje o seu presidente.

Segundo o autarca Paulo Langrouva (PS), o município, em articulação com o agrupamento de escolas de Figueira de Castelo Rodrigo, está a dinamizar o projeto da bolsa de manuais escolares sob o lema “Reutilizar é ainda melhor que Reciclar!”.

O autarca explicou à agência Lusa que a campanha envolve a totalidade dos alunos do 1.º ciclo do ensino básico do concelho, que são cerca de 70 no presente ano letivo.

“O objetivo desta iniciativa é sensibilizar para três aspetos fundamentais: por um lado, a preservação e a conservação dos livros, em segundo lugar para a reutilização dos livros e, em terceiro lugar, para uma poupança de custos para o município”, explicou.

Com a reutilização dos livros escolares, o autarca vaticina que a autarquia terá anualmente uma redução do custo com a aquisição de novos manuais para os alunos que pertencem a famílias economicamente carenciadas.

Lembrou que este ano letivo a Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo gastou “sensivelmente nove mil euros em livros e manuais para facultar a todos os alunos do 1.º ciclo”.

Com a medida de reaproveitamento que este ano está a ser divulgada, Paulo Langrouva prevê que no ano letivo de 2015/2016 a autarquia que lidera possa poupar dinheiro e reduzir as despesas com a Educação.

“Estamos a dar um sinal de rigor e de contenção e também a dar um sinal aos alunos de sensibilização para a necessidade de reutilização, necessidade de cuidarem dos seus manuais e estamos também a contribuir para a sua formação cívica”, disse.

Segundo a autarquia de Figueira de Castelo Rodrigo, no final do ano letivo os livros entregues pelos alunos devem “encontrar-se nas melhores condições, mormente com todas as páginas, sem rasgões e escritos que impeçam a leitura, ou seja, em condições de serem novamente utilizados”.

“Apelamos a quem tenha livros para disponibilizar, e que, quem já não necessite deles, que os ponha em circulação em favor das famílias que necessitam de ajuda, criando assim uma rede social de partilha, fomentando o espírito de solidariedade”, apela a fonte.

Os manuais escolares são recolhidos no edifício da Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo e também no agrupamento de escolas daquela vila localizada junto da fronteira com Espanha.


Conteúdo Recomendado