Câmara de Aveiro insiste no fim das portagens na A25

http://www.engenhariaportugal.com/

A Câmara de Aveiro reiterou hoje “o alerta ao Governo” para a necessidade de acabar com as portagens na A25, via que considera ser “o canal privilegiado de ligação ao mercado de turismo espanhol”.

Numa nota alusiva ao Dia Mundial do Turismo, o executivo camarário presidido por Ribau Esteves (PSD) considera “prioritário e urgente terminar com o sistema de cobrança das portagens existentes no principal corredor de acesso ao município de Aveiro, que é dissuasor da sua utilização” pelos turistas espanhóis.

“A A25 é capital para as dinâmicas locais e regionais e tem um potencial de crescimento enorme, que temos de explorar”, refere o texto.

É também exigida a remoção dos pórticos de cobrança de portagem dentro da área urbana da cidade de Aveiro, nomeadamente no acesso ao estádio Mário Duarte e até Cacia.

Sobre os fluxos turísticos, a Câmara Municipal de Aveiro (CMA) dá conta de um “considerável crescimento” de atendimentos efetuados no “Welcome Center” e no Posto de Turismo de Aveiro da Turismo Centro de Portugal (TCP).

“Comparando os resultados acumulados dos atendimentos de janeiro a agosto em 2014 e 2013, regista-se um crescimento de cerca de 50%, de 2014 face a 2013”, informa.

Afirmando a aposta no turismo “como uma das principais áreas de diferenciação do Município”, a autarquia anuncia que estão a ser ultimados “importantes investimentos potenciadores de crescimento e desenvolvimento económico, criando uma nova centralidade na Praia de S. Jacinto (única praia oceânica do Município e cujo potencial turístico está ainda por explorar) e nos Canais Urbanos da Ria de Aveiro, numa lógica de “Cidade dos Canais”, explorando o elemento diferenciador que é a Ria de Aveiro e o Salgado Aveirense”.

O novo Regulamento de gestão dos Canais Urbanos de Aveiro, o concurso para a sua exploração marítimo-turística, o Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental e a sua ligação ao centro da Cidade, “são algumas das concretizações previstas nos próximos meses, perspetivando-se que estejam em pleno funcionamento no primeiro trimestre de 2015”.


Conteúdo Recomendado