Câmara da Guarda quer tornar visitável o topo da Torre dos Ferreiros

A intenção da autarquia é aproveitar a realização das obras de limpeza e de restauro do monumento para o transformar em “ponto importante de visita e de atração para a Guarda”.

O presidente da Câmara Municipal da Guarda anunciou hoje a possibilidade de a Torre dos Ferreiros, que está a ser alvo de obras de limpeza e de restauro, poder ser visitável, aumentando a oferta turística da cidade.
O autarca Álvaro Amaro, que falou do assunto no período de antes da ordem do dia da reunião quinzenal do executivo que lidera, disse que a intenção da autarquia é aproveitar a realização das obras de limpeza e de restauro do monumento para o transformar em “ponto importante de visita e de atração para a Guarda”. A Torre dos Ferreiros, considerada pelo autarca como “uma das mais emblemáticas estruturas pertencentes à muralha” da Guarda, está a ser limpa, mas a autarquia tenciona “estudar” a possibilidade de após as obras ficar com acesso até ao topo.
Álvaro Amaro adiantou que o município irá “estudar bem” aquela possibilidade e também a relação dos custos que a intervenção poderá ter em relação aos benefícios que, espera, sejam “muitos”. “A dificuldade maior, os custos, será depois no cimentar, solidificar a estrutura, a escadaria, que permitirá às pessoas poderem subir àquele ponto alto e terem a partir daí uma visão e uma vista muito bonita da cidade da Guarda”, argumentou.
Caso a possibilidade se concretize, para além de uma intervenção na escadaria existente, será necessário retirar do cimo da Torre dos Ferreiros as sirenes dos bombeiros e a estação meteorológica. Álvaro Amaro adiantou aos jornalistas que “há um diálogo que já está a ser estabelecido com os bombeiros para as sirenes serem instaladas noutro ponto alto da cidade, tal como a estação meteorológica”.
A Torre dos Ferreiros, uma das mais emblemáticas estruturas pertencentes à muralha da cidade, classificada como monumento nacional, começou a ser restaurada na semana passada. Com a intervenção, orçada em cerca de 15 mil euros, a Câmara pretende requalificar aquele elemento patrimonial medieval pertencente ao núcleo histórico da Guarda e devolver-lhe “dignidade”. Com as obras de limpeza e de conservação, com um prazo de execução de 60 dias, serão removidos os líquenes, musgos e outras plantas infestantes com recurso a biocidas e herbicidas, segundo a autarquia.
A obra prevê também a limpeza de grafites e a remoção de manchas e de outras sujidades através da aplicação de água pressurizada. Com esta intervenção, a Câmara Municipal da Guarda anuncia que também pretende “prevenir danos na estrutura da edificação, evitando fissurações ou fraturas devido à existência de plantas e à consequente entrada de águas no interior da construção”. A Torre dos Ferreiros, que possui uma das antigas entradas da cidade amuralhada, conhecida por Porta dos Ferreiros, é uma construção do século XII/XV.


Conteúdo Recomendado