Câmara da Guarda entrega 43 mil euros de apoios a associações do concelho

O presidente da Câmara Municipal da Guarda, Álvaro Amaro, entregou ontem mais de 43 mil euros a associações culturais, desportivas sociais e humanitárias do concelho, no âmbito do novo regulamento da atribuição de apoios às coletividades locais.

Álvaro Amaro (PSD/CDS-PP) procedeu ontem à entrega da primeira verba do valor global de 220 mil euros que a autarquia destinou este ano para as 69 coletividades abrangidas pelo valor financeiro que é facultado em três fases.

Segundo o autarca, foi disponibilizada a primeira verba, no valor de 43.715 euros, correspondente a 25% do montante total dos subsídios autárquicos a atribuir em 2015, seguindo-se novos pagamentos em junho (25%) e em dezembro (50%).

Os subsídios da câmara da Guarda abrangem 45 coletividades da área cultural, 17 de cariz desportivo, quatro de âmbito social e três corporações de bombeiros (Guarda, Gonçalo e Famalicão da Serra).

Com a concessão dos apoios ao associativismo, Álvaro Amaro pretende que as instituições do seu concelho conheçam “as linhas com que vão trabalhar ao longo do ano, e que programa de atividades podem desenvolver”.

“Como se diz por cá, ‘o prometido é devido'”, disse o autarca aos jornalistas, no final da cerimónia da entrega dos valores aos dirigentes associativos locais, realizada na Sala António Almeida Santos, no edifício dos Paços do Concelho, assumindo que está a cumprir “mais uma promessa da campanha eleitoral” autárquica.

O novo regulamento de apoios permite que a autarquia da Guarda atribua subsídios com “mediana clareza e absoluta transparência”, sublinhou.

“Em vez de 220 mil euros, quem de dera que pudessem ser 400 ou 500 mil euros [atribuídos], porque o mundo associativo e o voluntariado merecem”, observou.

Para além dos apoios hoje entregues, a autarquia vai ainda atribuir verbas para atividades específicas a realizar em colaboração com coletividades do concelho, como por exemplo festivais dedicados ao pão (na freguesia de Videmonte) e ao tradicional cobertor de papa (em Maçainhas).


Conteúdo Recomendado