Câmara da Guarda defende construção de novo centro escolar na cidade

O presidente da Câmara da Guarda, Álvaro Amaro, defendeu ontem a construção de um novo centro escolar na cidade para possibilitar melhores condições de trabalho aos alunos, professores e aos funcionários das escolas do 1.º ciclo.

Segundo o autarca, as escolas “já não têm hoje as condições exigidas” para os alunos e, por isso, garante que durante o mandato irá decidir a construção de um novo centro escolar na área urbana da Guarda.

“Até ao fim do mandato vamos decidir isso e vamos fazer o projeto de construção e eu bem gostava ainda de abrir o concurso para isso até ao fim do mandato, mas isso implicaria haver um reforço financeiro muito grande” no pacto da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela, recentemente assinado, para a área da educação, declarou.

Álvaro Amaro, que falava aos jornalistas no final da reunião do executivo municipal e depois de ter visitado as escolas do Bairro da Luz e do Espírito Santo, admitiu que a construção de um novo centro escolar na sede e concelho é de “elementar justiça”.

Referiu que dar melhores condições às crianças e à comunidade educativa “é a melhor obra” que pode ser feita e que, por isso, durante o mandato será decidida a construção do novo equipamento e a sua localização.

No concelho da Guarda existem centros escolares na Sequeira (inaugurado em 2011), em Gonçalo (2009) e no Vale do Mondego/Porto da Carne (2010), localizando-se os dois últimos no meio rural.


Conteúdo Recomendado