Câmara da Guarda apoia associações do concelho com 400 mil euros

A Câmara Municipal da Guarda aprovou por unanimidade a atribuição de cerca de 400 mil euros de apoios financeiros às associações culturais, desportivas, sociais e humanitárias do concelho.

Segundo o presidente da Câmara, Álvaro Amaro (PSD), os financiamentos aprovados esta segunda-feira em reunião de câmara são concedidos no âmbito do regulamento municipal de atribuição de apoios a associações culturais e desportivas do concelho da Guarda que está em vigor.

O autarca referiu que em 2018 o Município da Guarda apoia 73 associações culturais, 28 desportivas, sete sociais e três humanitárias.

Este ano, a autarquia atribui ainda um total de 26 apoios a eventos extraordinários que são realizados no concelho.

Com os apoios, a Câmara Municipal da Guarda pretende que as instituições locais conheçam “as linhas com que vão trabalhar ao longo do ano, e que programa de atividades podem desenvolver”, segundo Álvaro Amaro.

OBRAS DE REQUALIFICAÇÃO NA TORRE DOS FERREIROS VÃO AVANÇAR

Na reunião desta segunda-feira do executivo, Município da Guarda também aprovou por unanimidade a adjudicação, pelo valor de 570 mil euros, das obras de requalificação da Torre dos Ferreiros, para que o monumento seja visitável e contribua para aumentar a oferta turística da cidade mais alta do país.

O projeto contempla, entre outras ações, a construção de um elevador no exterior do monumento e também a requalificação do acesso interior por escadaria.

A Torre dos Ferreiros, uma das mais emblemáticas estruturas pertencentes à muralha da Guarda, foi construída no século XII/XV e está classificada como monumento nacional.

Segundo a autarquia, pertence ao “conjunto defensivo” da Guarda e “guarda em si uma das antigas entradas da cidade muralhada, conhecida por ‘Porta dos Ferreiros'”.


Conteúdo Recomendado