Câmara da Guarda apoia associações do concelho com 220 mil euros

O presidente da Câmara Municipal da Guarda, Álvaro Amaro, anunciou ontem que a autarquia vai atribuir este ano 220 mil euros às associações desportivas, culturais e humanitárias do concelho, no âmbito do novo regulamento de apoios.

“Acabámos de indicar a todos, com meridiana transparência, quanto é que cada um vai receber durante o ano de 2015, segundo a lei, o regulamento que fizemos, que esteve em debate público e cuja aplicação deu os resultados que eu agora acabei de referir”, disse o autarca aos jornalistas no final de uma reunião com dirigentes associativos, realizada na sala António de Almeida Santos, no edifício dos Paços do Concelho.

Segundo Álvaro Amaro, o regulamento municipal de atribuição de apoios a associações culturais e desportivas do concelho da Guarda contempla, entre outros valores, 75.450 euros para atividades culturais e 77.500 euros para iniciativas desportivas.

As três corporações de bombeiros do concelho – Guarda, Gonçalo e Famalicão da Serra – recebem uma verba global de 17.550 euros, indicou.

O autarca disse ainda que até um determinado número de quilómetros todas as entidades vão ter transportes gratuitos, cedidos pela câmara, pagando apenas as portagens e as horas extraordinárias aos motoristas, se for caso disso, estando o apoio calculado em 60 mil euros.

Depois de esgotados os quilómetros começam a pagar pela utilização dos veículos, referiu.

A autarquia da Guarda saldará os subsídios de 2015 às coletividades em finais de março (25% do valor total atribuído), em junho (25%) e em dezembro (restantes 50%).

Álvaro Amaro reconhece que com as novas normas de atribuição de apoios municipais todos os agentes associativos do seu concelho irão “conhecer as linhas com que vão trabalhar” ao longo do ano.

“O elemento essencial é todos saberem que nós vamos cumprir a lei que fizemos, vamos pagar a tempo e a horas, para que cada um saiba no início do ano que programa de atividades pode desenvolver”, concluiu.


Conteúdo Recomendado