Câmara da Guarda anuncia 1,2 milhões de euros em intervenções nas freguesias rurais

O presidente da Câmara Municipal da Guarda anunciou que a autarquia prevê investir, ao longo de 2015, cerca de 1,250 milhões de euros em intervenções nas várias freguesias rurais do concelho.

Segundo Álvaro Amaro (PSD/CDS-PP), o plano de intervenções apresentado aos autarcas, no decorrer de uma reunião realizada no edifício dos paços do concelho, “é arrojado” e marca “o início de um novo relacionamento com as freguesias rurais”.

No final do encontro, o autarca disse aos jornalistas que o programa anunciado abrange acordos de cooperação e de execução, intervenções em matéria de segurança rodoviária, requalificações de vias, execução de projetos para beneficiação de estradas e intervenções dos Serviços Municipalizados de Águas e Saneamento (SMAS).

O plano também contempla a colocação, a partir de 1 de março, de 30 funcionários nas 42 freguesias do meio rural.

A câmara da Guarda disponibiliza 400 mil euros para intervenções diretas nas freguesias, 300 mil para custos com os funcionários que vão ser colocados ao longo do ano, 185 mil euros para acordos de execução (limpeza de ruas, valetas e manutenção de escolas, etc.), 185 mil euros para acordos de cooperação (para obras que podem ser realizadas pelas juntas) e 150 mil euros para intervenções dos SMAS.

“É um momento de uma grande reforma, que marca um novo relacionamento entre o município e as freguesias rurais”, reforçou Álvaro Amaro.

O autarca da Guarda explicou que a partir de 1 de março haverá um “reforço dos meios humanos” nas 42 freguesias rurais do município, com a transferência de 30 trabalhadores para as juntas.

Os funcionários camarários serão colocados em todas as freguesias rurais, sendo que algumas vão ter dois, outras um e outras terão que repartir um trabalhador, explicou.

No caso das juntas que vão repartir o mesmo funcionário, Álvaro Amaro reconheceu que a decisão será também “um treino à gestão” dos recursos humanos disponibilizados.

Em relação às obras a realizar nas aldeias, através dos SMAS, o plano para 2015 contempla, entre outras, a execução de redes de abastecimento de água em localidades das freguesias de Aldeia do Bispo, Arrifana, Jarmelo São Pedro, Ramela, Sobral da Serra, Vila Fernando e Vila Garcia.

 


Conteúdo Recomendado