Câmara da Guarda amplia instalações do Centro de Recolha Oficial de animais

A intervenção prevista para o CRO, instalado numa antiga estação de tratamento de águas residuais, junto da aldeia de Galegos, está estimada em 100 mil euros.

A Câmara Municipal da Guarda vai remodelar e ampliar as instalações do Centro de Recolha Oficial (CRO) de animais, para aumentar a capacidade e melhorar as condições de acolhimento, foi hoje anunciado.

Segundo o presidente da autarquia, Álvaro Amaro (PSD), a intervenção prevista para o CRO, instalado numa antiga estação de tratamento de águas residuais, junto da aldeia de Galegos, nas proximidades da cidade da Guarda, está estimada em 100 mil euros.

“Eu espero que durante todo o ano de 2019 a candidatura [a apoios financeiros] seja aprovada. Nós temos a total e absoluta disponibilidade. Temos 100 mil euros que colocámos no orçamento [municipal] para fazer estas obras e queremos que [sejam iniciadas] quanto mais depressa possível”, declarou.

Álvaro Amaro falava aos jornalistas no final de uma sessão realizada no CRO, no qual o projeto foi apresentado e foram assinados protocolos de colaboração entre a câmara e quatro clínicas médicas veterinárias, para a esterilização de cães e gatos de companhia, no âmbito da lei que proíbe o abate de animais.

Durante a sessão, José Manuel Nunes, veterinário municipal, explicou que as instalações, que atualmente têm lotação para alojar 30 cães e 15 gatos, após a ampliação, aumentam a capacidade “para o dobro”.

No âmbito da intervenção serão construídas mais 24 celas, uma área individualizada para o gatil e uma ala para alojamento de animais exóticos, disse.

O investimento contempla ainda a criação de uma sala educativa para receber crianças e idosos que visitem o equipamento e uma área de recreio coletivo onde os animais poderão ser soltos.

De acordo com José Manuel Nunes, as instalações do CRO têm 12 anos de existência e já acolheram muitos animais abandonados, destacando que em 2016 deram ali entrada “354 cães e 54 gatos”.

Quanto à taxa de adoção de animais, o responsável referiu que naquele ano “rondou os 70%” e hoje essa prática “tornou-se mais difícil”.

O equipamento, que atualmente acolhe 40 cães, abrange o concelho da Guarda e também recebe animais do vizinho município do Sabugal.

A Câmara Municipal da Guarda procedeu também hoje ao lançamento de uma campanha de sensibilização intitulada “Passeie o seu cão, mas não deixe nada no chão”, que tem como objetivos, entre outros, zelar pela saúde pública e tornar os espaços públicos mais limpos.

No âmbito da iniciativa está prevista a instalação de painéis informativos nos espaços verdes da cidade, a realização de ações de sensibilização nos estabelecimentos de ensino básico e a criação de parques de recreio para animais.


Conteúdo Recomendado