Câmara da Covilhã e Siemens colaboram em projeto energético inovador

A Câmara Municipal da Covilhã celebrou uma parceria estratégica com a Siemens Portugal para estudar a viabilidade técnica de um projecto inovador na área da energia.

A Câmara Municipal da Covilhã celebrou uma parceria estratégica com a Siemens Portugal para estudar a viabilidade técnica de um projecto inovador na área da energia. O município está a analisar a possibilidade de utilizar o sistema de armazenamento e distribuição de água para a produção de energia renovável.

Segundo um comunicado, “a autarquia tem desenvolvido inúmeras ações no sentido da implementação de soluções inovadoras na área da geração energética a partir de fontes renováveis e eficiência energética.”

Neste âmbito, a edilidade está a avaliar a possibilidade de instalar soluções de microgeração hídrica nas condutas de adução de distribuição de água potável ao concelho. Dado que estas condutas se iniciam no alto da Serra da Estrela e distribuem água até às cotas mais baixas, entendeu a Câmara que, devido aos desníveis da montanha, existia um potencial elevado de geração de energia.

Para analisar a viabilidade do projeto, a Autarquia celebrou uma parceria estratégica com a Siemens, no sentido da realização de um estudo prévio de viabilidade técnica.

“Acreditamos que a experiência da Siemens nesta área das energias renováveis em projectos um pouco por todo o mundo pode adicionar valor a esta iniciativa da Câmara Municipal”, disse João Silva Marques, responsável pela área de produção de energia na Siemens Portugal.

Vítor Pereira, Presidente da Câmara Municipal da Covilhã, explica que um dos objetivos a alcançar “é que a Covilhã passe a ter mais uma fonte de energia alternativa”. O autarca acrescenta que “este poderá ser um projeto inovador, não só em Portugal, mas também na Europa”.

“Mediante os resultados deste estudo, que está em fase de conclusão, o Município abrirá concurso público para esta concessão”, refere o comunicado enviado à nossa redação.




Conteúdo Recomendado