Câmara de Almeida organiza visitas guiadas pelo património da antiga praça-forte

Os guias turísticos interativos, com utilização gratuita, são disponibilizados em três idiomas – Português, Espanhol e Inglês – e funcionam “através de vídeos falados e legendados”.

A Câmara Municipal de Almeida anunciou que organiza visitas guiadas, orientadas por um técnico ou através de um guia turístico interativo, com o objetivo de dinamizar o centro histórico daquela vila histórica fronteiriça.

Segundo a autarquia presidida por António Baptista Ribeiro, a visita guiada, “quando é solicitada com interesse no acompanhamento, é orientada por um técnico especializado na área, especificidade da visita e interesse do grupo”.

A mesma tem a duração aproximada de duas horas e o percurso integra deslocação ao património edificado de maior interesse turístico e histórico, entrada em museus e a contemplação da paisagem envolvente ao centro histórico, entre outros momentos.

Uma outra opção de visita a Almeida, uma vila localizada no distrito da Guarda, perto da fronteira com Espanha, é através de guias turísticos interativos, que devem ser solicitados no Posto de Turismo Municipal.

Os guias turísticos interativos, com utilização gratuita, são disponibilizados em três idiomas – Português, Espanhol e Inglês – e funcionam “através de vídeos falados e legendados”.

O município de Almeida também disponibiliza aos turistas um projeto de visitação em formato pedestre, baseado num itinerário, que conta com pistas que ajudarão os visitantes a percorrê-lo.

“Através deste novo serviço turístico, o visitante será guiado a percorrer todo o burgo, recantos, ruelas, comércio e os mais emblemáticos monumentos desta praça-forte e terá a oportunidade de explorar alguns aspetos da História local e nacional e, simultaneamente, conhecer factos e curiosidades desta Vila Museu do interior”, refere a autarquia.

Esta proposta, mais direcionada para a segmentação familiar, proporciona “de uma forma divertida, interativa e descontraída, a descoberta da Estrela do Interior [como também é designada a vila de Almeida]”, sustenta.

A fonte explica que a visitação pedestre também pode ser alargada a escolas e a todo o tipo de público “desde que seja demonstrado interesse” na sua realização.

Os interessados podem agendar as várias propostas de visitação no Turismo Municipal de Almeida, no horário de funcionamento daquele serviço, de segunda-feira a sexta-feira (das 09:00 às 12:30 e das 14:00 às 17:30) e aos feriados e fins de semana (das 10:00 às 12:30 e das 14:00 às 17:30).
“Desperte a curiosidade e venha descobrir a ‘Estrela do Interior'” é o desafio lançado pela Câmara Municipal de Almeida aos potenciais visitantes da vila que faz parte do Programa das Aldeias Históricas de Portugal.

A antiga praça-forte de Almeida, construída nos séculos XVII e XVIII, está localizada perto da linha de fronteira com Espanha e é considerada uma “joia” da arquitetura militar abaluartada.


Conteúdo Recomendado