Camané hoje no Teatro Cine de Gouveia

Camané sobe agora ao palco do Teatro Cine de Gouveia para apresentar o sucessor de Infinito Presente. Trata-se do disco “Camané canta Marceneiro “, editado em outubro.

O fadista Camané apresenta hoje, sábado, às 21h30, o seu novo disco “Camané Canta Marceneiro” no Teatro Cine de Gouveia.

O evento surge no âmbito das comemorações do 75º Aniversário do Teatro Cine de Gouveia, onde o Município de Gouveia realizará atividades comemorativas que se prolongarão até novembro de 2018.

O primeiro contacto de Camané com o fado ocorreu um pouco por acaso, quando durante a recuperação de uma maleita infantil se embrenhou na coleção de discos dos pais e descobriu os grandes nomes do fado: Amália Rodrigues, Fernando Maurício, Lucília do Carmo, Maria Teresa de Noronha, Alfredo Marceneiro e Carlos do Carmo.

Dessa altura até à vitória em 1979 do evento “Grande Noite do Fado” foi um passo. Na sequência desta participação gravou alguns trabalhos e efetuou diversas apresentações públicas.

Camané atuou em diversas casas de fado, além de fazer parte do elenco de diversas produções dirigidas por Filipe La Féria (o mais importante diretor português de musicais) como a “Grande Noite”, “Maldita Cocaína” e “Cabaret”, onde adquiriu assinalável evidência.

A edição de “Uma Noite de Fados”, elogiada pela crítica especializada, elegeu Camané como a voz mais representativa da nova geração do fado, possibilitando o reconhecimento da qualidade do seu trabalho pelo grande público. Realizou desde essa altura inúmeras apresentações em Portugal e no estrangeiro.

Já este ano, Camané venceu o PRÉMIO TENCO 2017, juntamente com Vivicio Capossela e Massimo Ranieri , na categoria de divulgador cultural , são os vencedores na 41ª Edição do Prémio Tenco.

O Prémio Tenco é atribuído anualmente a um ou mais artistas de classe mundial que se distinguiram ao longo de sua carreira. Prémio Tenco foi concedido pela primeira vez em 1974, nomeado a partir do cantor e compositor italiano Luigi Tenco. Originalmente concedida em paralelo com o Festival de Música de San Remo, esta distinção já foi atribuída a personalidades tão diferentes e marcantes da música, entre as quais Leonard Cohen, Tom Waits e John Cales.

Entre a lusofonia já foram atribuídos a Sérgio Godinho, Dulce Pontes, José Mario Branco, Vinicius, Chico Buarque Tom Jobim, Caetano Veloso, Gilberto Gil, assim como a Cesária Évora.

Camané sobe agora ao palco do Teatro Cine de Gouveia para apresentar o sucessor de Infinito Presente. Trata-se do disco “Camané canta Marceneiro “, editado em outubro, numa homenagem a Alfredo Marceneiro, uma das suas maiores referências.


Conteúdo Recomendado