Cadastro do território arranca até ao Verão

Seia é um dos concelhos indicados O Governo vai lançar em Abril o concurso internacional para o cadastro do território nacional, um trabalho que deverá arrancar no terreno até ao Verão em oito municípios da cordilheira central e Algarve com risco de incêndio florestal.   Segundo disse à Lusa fonte do Ministério do Ambiente, foram […]

Seia é um dos concelhos indicados

O Governo vai lançar em Abril o concurso internacional para o cadastro do território nacional, um trabalho que deverá arrancar no terreno até ao Verão em oito municípios da cordilheira central e Algarve com risco de incêndio florestal.
 
Segundo disse à Lusa fonte do Ministério do Ambiente, foram indicadas três áreas prioritárias tendo em conta o risco de incêndio e que abrangem os municípios de Seia e Oliveira do Hospital, Loulé, S. Brás de Alportel e Tavira, Paredes e Penafiel. O trabalho vai ser feito em parceria com o Ministério da Agricultura.
 
“Trata-se de uma primeira fase em zonas da chamada cordilheira central e zonas de serra no Algarve com grande vulnerabilidade de incêndio”, disse o ministro do Ambiente, Nunes Correia. Segundo o governante, este “cadastro do século XXI” vai permitir um levantamento rigoroso e a delimitação geométrica da propriedade, a identificação do proprietário e a determinação do valor do terreno em causa.
 
“Há 20 por cento do país que não se sabe de quem é”, acrescentou o secretário de Estado do Ordenamento do Território, João Ferrão, explicando que esta recolha vai integrar uma plataforma informática única, que estará ligada ao Instituto geográfico Português, às conservatórias e às Finanças, para que a actualização cadastral passe a ser automática no futuro. “Na prática, deixará de haver a necessidade de actualização porque a cada alteração feita e comunicada às entidades, ela é actualizada automaticamente neste sistema”, explicou.

Conteúdo Recomendado