Budda Power Blues e espanhol Voro Garcia no cartaz do festival Jazz & Blues de Seia

A banda nacional Budda Power Blues e o espanhol Voro Garcia são dois dos destaques da 15.ª edição do festival Seia Jazz & Blues, que vai decorrer entre 18 e 24 de março, foi hoje anunciado.

Segundo a organização, na edição deste ano do evento musical estão ainda confirmadas as presenças do trio Ernesto Rodrigues, Fred Lonberg-Holm e Rodrigo Pinheiro, da banda Dixcartável, e do trio Elas e o Jazz.

“Está igualmente assegurada a vertente pedagógica e o compromisso com as escolas do concelho de Seia de levar o jazz a várias instituições de ensino público, com a realização de ‘workshops’ e [de] uma série de aulas interativas a cerca de meio milhar de alunos do ensino pré-escolar ao secundário”, referem os promotores em nota hoje enviada à agência Lusa.

Entre os dias 18 e 20 de março, o festival inclui a realização da iniciativa “Escolas com Jazz”, que vai contar com a participação da Big Band da Escola Profissional da Serra da Estrela (EPSE).

De acordo com o programa, no dia 21 de março, a Big Band EPSE “deixa as escolas para uma atuação ao vivo na Casa da Cultura de Seia (22:00), tendo como convidados o guitarrista Ricardo Pinheiro, o trompetista espanhol David Solernou Bellido e as jovens cantoras de jazz Bárbara Maximino e Beatriz Araújo”.

No dia seguinte, a banda Dixcartável atua entre as 18:30 e as 21:30, seguindo-se o concerto do grupo Budda Power Blues (22:00), um espetáculo que será gravado para editar o primeiro disco ao vivo do trio bracarense, integrado na digressão “Fifteen Long Years Tour”.

No dia 23 de março, às 15:00, subirá ao palco do Cineteatro da Casa Municipal da Cultura de Seia o trio composto por Ernesto Rodrigues, Fred Lonberg-Holm e Rodrigo Pinheiro para “uma revisitação coletiva das suas referências, numa homenagem a quem abriu novos caminhos para a improvisação”.

Na noite desse dia, pelas 22:00, será a vez de o público assistir a um concerto do trio Elas e o Jazz.

No âmbito do programa, na tarde do dia 22 de março, as artérias principais da cidade de Seia, no distrito da Guarda, “enchem-se de música com a banda Dixcartável, bem ao estilo das bandas Dixieland”.

O encerramento do Festival Seia Jazz & Blues, a 24 de março, pelas 22:00, estará a cargo do Voro Garcia Quintet, formado pelo trompetista Voro Garcia, considerado uma referência “incontornável do jazz espanhol”, que estará acompanhado por “grandes músicos como Demian Cabaud, Jeffery Davis, José Pedro Coelho e João Pereira”.

O programa inclui também, no dia 02 de março, um ‘warm up’ em “jeito de registo introdutório ao que irá ser o Seia Jazz & Blues 2019, com o Quinteto Nuno Costa, um dos grandes compositores do jazz nacional”.

O Seia Jazz & Blues é uma iniciativa do município de Seia e conta com a parceria da EPSE, do Conservatório de Música de Seia e do Festival DME – Dias da Música Eletroacústica.


Conteúdo Recomendado