Bruxelas questiona viabilidade do Data Center da Covilhã

https://meocloud.pt/link/a44f6ceb-83da-4afc-afc9-ed3694920228/Data%20Center%20PT%20Covilh%C3%A3

Segundo o “Expresso” a PT Portugal arrisca-se a ficar sem o apoio comunitário que solicitou para o Centro de Dados da Covilhã.

A Comissão Europeia diz que o assunto está “em avaliação”, mas segundo o semanário “a fraca viabilidade económica, o facto de uma grande empresa como a PT não precisar de incentivos para investir e o buraco criado pelos investimentos em papel comercial do Grupo Espírito Santo” estão a dificultar o aval de Bruxelas a um dos mais emblemáticos projetos do QREN.
O Data Center foi aprovado pelas autoridades nacionais em agosto de 2012 ao abrigo de um regime especial de incentivos à inovação do Programa Operacional Fatores de Competitividade. Para um investimento total de 84 milhões de euros a PT viu aprovado um incentivo de 17,3 milhões do Fundo Europeu.Segundo as regras comunitárias, os investimentos acima de 50 milhões de euros não podem ser apoiados sem autorização prévia da Comissão Europeia e há três anos que a PT aguarda pelo aval não tendo ainda dado o caso como perdido, adianta o Expresso.


Conteúdo Recomendado