BPI e a Fundação “la Caixa” lançam novos Prémios: Infância e Rural

No total são cinco os Prémios BPI “la Caixa”, no valor de 3,75 milhões de euros, para apoiar projetos de instituições privadas sem fins lucrativos.

Os Prémios BPI “la Caixa” 2019 são uma iniciativa conjunta do BPI e da Fundação “la Caixa” e destinam-se a apoiar financeiramente projetos que promovam a melhoria da qualidade de vida e a igualdade de oportunidades de pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Este ano são lançados dois novos prémios para apoiar a infância e ações sociais em comunidades rurais, os Prémios BPI “la Caixa” Infância e BPI “la Caixa” Rural, que irão complementar o apoio já concedido através dos Prémios BPI “Capacitar” para pessoas com deficiência, BPI “Seniores” para pessoas com mais de 65 anos e BPI “Solidário” para pessoas em risco de exclusão social. Cada um dos cinco prémios vai atribuir 750 mil euros.

O Prémio “Infância” vai apoiar projetos na área do desenvolvimento social, educativo e saúde de crianças e adolescentes e de competências parentais, enquanto que o Prémio “Rural” visa apoiar projetos de ação social nas áreas do envelhecimento, incapacidade, pobreza e exclusão social, integração laboral, interculturalidade e coesão social.

Artur Santos Silva, presidente honorário do BPI e curador da Fundação “la Caixa”, adiantou que o prémio “Infância” vem “beneficiar crianças que vivem em situação de pobreza e o prémio Rural irá potenciar o desenvolvimento de comunidades em meios rurais”. As candidaturas para o prémio “Infância” iniciam amanhã, dia 8 de fevereiro, e terminam no dia 4 de março.

Os prémios inserem-se na política de responsabilidade social do Banco e são financiados pela Fundação “la Caixa”. A Fundação “la Caixa” com sede em Espanha e uma das mais relevantes a nível internacional, iniciou em 2018 a sua implantação em Portugal, consequência da entrada do BPI no Grupo CaixaBank.

Em 2018, o BPI e a Fundação “la Caixa” contribuíram com um total de mais de 15 milhões de euros para apoiar quatro grandes áreas: Ciência, Educação, Cultura e Solidariedade Social, tendo esta última representado perto de metade do total das verbas distribuídas em Portugal.

As instituições privadas sem fins lucrativos podem realizar as candidaturas para os Prémios “Solidário” a partir do dia 6 de março até ao dia 1 de abril, para os Prémios “Seniores”, de 02 de abril a 29 desse mês, “Capacitar” entre os dias 30 de abril a 27 de maio, e, por fim, os Prémios “Rural”, a decorre entre o dia 28 de maio a 25 de junho.


Conteúdo Recomendado