Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço destaca Mário Cláudio

Mário Cláudio é o pseudónimo do escritor português Rui Manuel Pinto Barbot Costa, nascido no Porto, a 6 de novembro de 1941 e será o autor em destaque durante o mês de abril na BMEL. Mário Cláudio é autor de obras de ficção, poesia, teatro e ensaio. Foi premiado com o Grande Prémio de Romance […]

Mário Cláudio é o pseudónimo do escritor português Rui Manuel Pinto Barbot Costa, nascido no Porto, a 6 de novembro de 1941 e será o autor em destaque durante o mês de abril na BMEL.
Mário Cláudio é autor de obras de ficção, poesia, teatro e ensaio. Foi premiado com o Grande Prémio de Romance e Novela APE/IPLB (1984) com Amadeo, Prémio Pessoa (2004), Prémio Clube Literário do Porto (2005), Prémio – Personalidade do Ano – Categoria: Literatura | Gala: The Best of Porto (2006) e Prémio Vergílio Ferreira (2008). No dia 12 de abril, a partir das 15 horas, terá lugar o colóquio: “Mário Cláudio e a Portugalidade”, que contará com a presença do próprio escritor e de destacados nomes do meio académico, como Miguel Real e João Malaca Casteleiro, entre outros. O evento, dedicado ao ficcionista contemporâneo, cuja obra conta com inúmeras distinções e prémios, centrar-se-á preferencialmente numa temática que tem invadido a agenda reflexiva de vários intelectuais e do próprio escritor em apreço: a questão da Portugalidade. Dia 20 de abril, pelas 17 horas, será apresentado, por António José Dias de Almeida, o livro “O Suave e o Negro” de Manuel Monteiro. Manuel Monteiro nasceu em 1978 e teve a sua estreia literária no DN Jovem. Venceu diversos prémios literários, entre os quais o recente Novos Talentos FNAC Literatura (2012). É também autor do livro Demanda ou a cor nunca vista. “Entrelinhas” é o nome da Exposição de Caricaturas de autores que estará patente de 22 de abril a 31 de maio na Sala Tempo e Poesia da Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço (BMEL). Trata-se de uma exposição da autoria do famoso caricaturista português António Antunes, composta por 52 caricaturas de escritores portugueses e estrangeiros e de 3 artistas plásticos. No dia 22, pelas 18 horas, o cientista Fernando Carvalho Rodrigues apresentará o próximo livro de poesia de Américo Rodrigues, “O ponto cego”, edição Bosq-íman:os livros, sendo que Vasco Queiroz lerá, na ocasião, alguns poemas da obra. No âmbito da comemoração do “Dia Mundial do Livro”, dia 23 de abril, a BMEL realizará, de 22 a 26, visitas ao “Hospital dos Livros” (Sala de Encadernação e Restauro), onde se encontram livros com várias patologias: rasgados, riscados, sujos, descolados, e para os quais há diferentes tratamentos. Numa iniciativa conjunta do CEI e da BMEL, com a colaboração da Fundación Germán Sánchez Ruipérez (Salamanca), realizam-se dia 30 de abril, com início às 10 horas, as III Jornadas Ibéricas “A Criança e a Leitura: experiências, estratégias e desafios”. No âmbito do Projeto “Ler Para Ser”, apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, a BMEL realiza, de 15 a 19, Sessões de Contos, nas Bibliotecas Escolares.

Conteúdo Recomendado