Biblioteca Municipal da Guarda acolhe Clube de Leitura dedicado a autores locais

Na primeira agenda cultural de 2022, a Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço (BMEL) dá seguimento a uma programação variada, dirigida a diferentes públicos e idades, composta pela apresentação de livros, leitura encenada, exposições, contos, encontros com o autor, música, oficinas variadas, teatro, entre outras.

Relevando a importância do gosto pela leitura e de preservar a literatura como uma forma de garantir a memória coletiva de uma região a BMEL acolhe, neste início de ano, o projeto de leitura “Guarda-Livros”, um espaço de diálogo e intercâmbio cultural que pretende dinamizar tertúlias e discussões sobre a obra e vida de autores locais, a partir de um dos seus livros. O Clube de Leitura “Guarda-Livros” é coordenado por João Barradas, médico, criador e gestor da página de Instagram @2bejay, e tem o primeiro encontro marcado para o dia 18 de fevereiro, às 18h00, com o autor Manuel António Pina a iniciar o projeto, a partir da obra “Todas as palavras”. O Clube de Leitura reúne de dois em dois meses e está aberto a quem queira participar, através de inscrição.

Mas antes disso, a Leitura Encenada da emblemática obra do Nobel José Saramago, “Memorial do Convento”, inicia a programação da Biblioteca Municipal da Guarda, nos próximos dias 21 para alunos do 12º ano e 22 de janeiro (sábado), às 15h00, para o público em geral. Esta leitura encenada será feita pelo ator Miguel Simões.

A programação prossegue privilegiando os livros, base da existência das bibliotecas. Na exposição “Se eu fosse um livro… Livros objeto” de Nuno Tavares, responsável pela oficina de encadernação da BMEL, onde livros descartados dão lugar a originais esculturas. O título “Se eu fosse um livro” é ainda mote para uma oficina e um encontro com o autor José Jorge Letria e o ilustrador André Letria, onde se vai falar desse objeto mágico e cativante que pode mudar uma vida, o livro. A exposição pode ser visitada na BMEL a partir de 25 de janeiro e até 26 de fevereiro. Já a oficina e o encontro com os autores, para alunos do 2º CEB, terão lugar nos dias 27 e 28 de janeiro.

Dia 27 de janeiro comemora-se o Dia Internacional do Conservador/Restaurador, a BMEL, não deixando passar este dia em branco, abre as portas da sua oficina de Conservação e Encadernação para dar a conhecer ao público alguns trabalhos de reparação e restauro de património cultural (livros e outros documentos), realizados por funcionários da BMEL. As visitas podem ser marcadas até 26 de janeiro.

Ainda os livros! Como habitualmente, a biblioteca apresenta ao público todos os meses novas obras de autores locais e nacionais, como é o caso do livro de poesia “Biamaria” de Maria de Jesus Nunes, dia 29 às 15h00. Já a 19 de fevereiro, 14h30, o Partido Comunista Português (PCP) apresenta na BMEL a obra “100 Anos de Luta”.

Por sua vez, a iniciativa dedicada às famílias, com crianças dos 2 aos 10 anos, “Em família…na biblioteca” realiza-se nos dias 29 de janeiro e 26 de fevereiro, às 10h30, com “Contaryoga” contos, música e yoga, por Carla Moreira. Ainda no âmbito desta atividade, “Em família…na biblioteca”, dia 12 de fevereiro terá lugar, às 10h30, um espetáculo de circo, dança, música e teatro, “ Estórias de Tiroleu e da Nau Catrineta” Coração nas mãos – Associação Cultural e artística.
Salientamos também a realização do “Ateliê de Conto e Linha” (contos ilustrados) por Pedro Seromenho, dias 9, 10 e 11 de fevereiro, para crianças do 1º CEB.

Por sua vez, os adultos vão poder assistir na Biblioteca Municipal a uma sessão de “Contos Eróticos” por Cláudia Fonseca e João Paulo Oliveira, dia 11 de fevereiro, às 21h00. Iniciativa com inscrição prévia até 9 de fevereiro.
O escritor, ilustrador e contador de histórias Pedro Seromenho volta à BMEL no dia 12, às 10h30, para a Masterclass sobre “O livro infantil – da ideia até à livraria”. Atividade muito útil para educadores, professores e pais, tendo em conta que serão partilhadas dicas para desbloquear a imaginação e espreguiçar a escrita nos mais novos.

Por fim, dia 24 de fevereiro, com início às 9h30, terá lugar o Concurso Nacional de Leitura (CNL) – 2º momento – Fase Municipal. O CNL constitui o maior evento de promoção da leitura dirigido aos estudantes portugueses, do 1º Ciclo ao Ensino Secundário, envolvendo escolas e bibliotecas públicas municipais de todo o país. Esta iniciativa é organizada pela Câmara Municipal da Guarda através da BMEL, pelos agrupamento de Escolas da Sé e Afonso de Albuquerque, pela Ensiguarda – Escola Profissional da Guarda, pelo Plano Nacional de Leitura e pela Rede de Bibliotecas Escolares.


Conteúdo Recomendado