Belmonte lança transporte público municipal

No primeiro mês, entre 21 de agosto e 21 de setembro, as viagens serão todas gratuitas.

Belmonte vai passar a ter transporte público municipal, no âmbito de um projeto que garantirá a ligação entre as freguesias e a sede de concelho e que também abrange a mobilidade na vila.

“Consideramos que esta é uma medida muito importante porque permitirá resolver muitos dos problemas de mobilidade que temos”, refere o presidente da Câmara Municipal, António Dias Rocha.

O autarca frisa ainda que esta aposta resulta de “uma necessidade absoluta”, até tendo em conta que uma parte significativa da população é idosa.
Segundo especifica, o projeto “Belmonte SIM” assenta num veículo que em cada dia da semana faz um circuito específico, permitindo que no final todas as freguesias sejam abrangidas. À chegada e à partida, este veículo também fará um percurso dentro de Belmonte, que pode ser usado pelos habitantes da vila, facilitando-lhe as deslocações entre determinados pontos.

A ideia é que o transporte chegue a Belmonte às 9:50 e que regresse pouco depois das 12:00, num horário pensado de modo a que as pessoas tenham tempo para tratar dos assuntos que tiverem para tratar, nomeadamente nos serviços públicos e no centro de saúde.

O serviço será assegurado por uma empresa de transportes públicos e implica um investimento global de 60 mil euros anuais para a autarquia, sendo que os passageiros também pagarão um bilhete pelo valor “meramente simbólico”: 50 cêntimos para as viagens das freguesias para a sede de concelho, e vice-versa, e 20 cêntimos para as viagens dentro da vila.

No primeiro mês, entre 21 de agosto e 21 de setembro, as viagens serão todas gratuitas e o município também poderá utilizar a viatura para outro tipo de atividades que considere necessária, nomeadamente ao fim de semana.

“Estamos otimistas e acreditamos que estamos a pôr um bom serviço ao dispor das nossas populações”, acrescentou.

A autarquia estabeleceu ainda um acordo com os taxistas do concelho no sentido de os compensar de algum prejuízo que possam ter com a aplicação desta medida, pelo que lhes atribuirá um subsídio de apoio financeiro (2.500 euros anuais) e, em contrapartida, estes devem colocar nos respetivos veículos uma publicidade de Belmonte nos respetivos veículos.


Conteúdo Recomendado