Belmonte acolhe 31.º Colóquio da Lusofonia

O Colóquio inclui sessões sobre Judaísmo, a assinatura de convénios entre a Sinagoga/ Museu de Ponta Delgada e o Museu Judaico de Belmonte, além de muita música e danças de Timor.  

A AICL – Associação Internacional dos Colóquios da Lusofonia, com patrocínio da EMPDS –Empresa Municipal de Promoção e Desenvolvimento Social de Belmonte, organiza o 31.º Colóquio, que irá decorrer de 12 a 15 de abril, em Belmonte.

Nesta edição, Eduíno de Jesus, decano dos escritores açorianos, é o autor homenageado, com sessões que vão comemorar os 20 anos do Referendo que deu a independência a Timor-Leste.

O Colóquio inclui sessões sobre Judaísmo, a assinatura de convénios entre a Sinagoga/ Museu de Ponta Delgada e o Museu Judaico de Belmonte, além de muita música e danças de Timor.  

O vasto programa que integra sessões científicas, recitais, poesia, exposições e concertos, conta com a presença de 80 participantes. Para além da presença de Eduíno de Jesus, a iniciativa também conta com a presença dos dois Prémio Nobel da Paz 1996, os lusofalantes Ximenes Belo e Ramos Horta, bem como o mais aclamado escritor timorense contemporâneo, Luís Cardoso de Noronha, e a pintora Lotus de Jade Tchum.

Na iniciativa também estará presente o médico José Bárbara Branco, que juntamente com outro timorense por adoção, Rui Brito da Fonseca, falarão sobre o património arquitetónico de origem portuguesa. De seguida, o professor Barbedo de Magalhães, que, durante muitos anos foi a face mais visível em Portugal da luta contra a ocupação indonésia de Timor, falará aos presentes sobre “esses dias da resistência”, refere a organização.

O programa integra ainda três recitais com Ana Paula Andrade, atuações da Academia de Música de Belmonte e da Academia Sénior, e ainda atuações de Joana Carvalho, Rodrigo Bernardo, PiKi Pereira acompanhada por Mintó Deus de Timor, e Alfredo Azinheira, vencedor do prémio da Canção com os Nevada em 1989.

Segundo a organização, as palestras e sessões culturais são gratuitas e abertas ao público, sendo os almoços, jantares e passeios reservados aos inscritos oficiais.

O programa completo pode ser consultado, AQUI


Conteúdo Recomendado