Beiras e Serra da Estrela entrega 15 viaturas elétricas a unidades de saúde

A Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIM-BSE) prevê entregar, no início de 2021, um total de 15 viaturas elétricas às unidades de saúde da sua área de abrangência, foi hoje anunciado.

“Se tudo correr bem, a entrega [dos veículos] ocorrerá durante o mês de janeiro”, disse hoje à agência Lusa o presidente da CIM-BSE e da Câmara Municipal de Gouveia, Luís Tadeu, no final da Assembleia Intermunicipal, realizada na Guarda, onde foi aprovado o orçamento para 2021, no valor de 6,9 milhões de euros.

Segundo o autarca, a Comunidade Intermunicipal está a concluir o procedimento de aquisição das viaturas elétricas, no âmbito de uma candidatura a fundos europeus que financia a sua compra em 85%.

As 15 unidades móveis de saúde representam um investimento global da ordem dos 609 mil euros.

Luís Tadeu adiantou que os veículos elétricos serão entregues a unidades de saúde dos 15 concelhos da área de abrangência da CIMB-SE.

“Cada concelho vai ter uma viatura que vai ser utilizada [pelas entidades locais de saúde] para prestação de serviços de saúde à população”, explicou.

A CIM-BSE, que tem sede na cidade da Guarda, é constituída por 15 municípios, sendo 12 do distrito da Guarda (Almeida, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Guarda, Gouveia, Manteigas, Meda, Pinhel, Seia, Sabugal e Trancoso) e três do distrito de Castelo Branco (Belmonte, Covilhã e Fundão).


Conteúdo Recomendado