Beira Interior Gourmet 2020 com 33 restaurantes da região

A primeira edição do Concurso Beira Interior Gourmet terá 33 restaurantes aderentes. O evento decorre entre os dias 14 março e 16 de Abril.

A participação maciça da restauração é de extrema importância para em conjunto com os produtores de vinhos da Beira Interior potenciar o que de melhor a Beira Interior tem e que é a sua gastronomia e os seus vinhos refere a organização. Neste sentido a participação do público também é “fundamental” e poderá durante este período “provar os diferentes pratos a concurso harmonizados com vinhos da beira interior”.


O menu a concurso é composto por Entrada, Prato Principal e Sobremesa que deverão ser acompanhados por Vinhos da Beira Interior certificados (Regional e/ou DOC) inseridos na carta de vinhos do restaurante.


Segundo a nota informativa esta iniciativa pretende “valorizar (sobretudo) os vinhos DO Beira Interior e IG Terras da Beira, os seus produtores, promovendo a excelência na restauração da região”. Recorde-se que esta iniciativa insere-se na estratégia de promoção do enoturismo da região, onde a recentemente criada Rota dos Vinhos da Beira Interior, faz deste evento uma aposta no desenvolvimento da região.


A presidência do júri está a cargo de Fernando Melo, conceituado crítico de vinhos e comida. Foi reunido um júri das áreas da cozinha; turismo e cultura; ensino; e enologia. Este júri irá visitar os restaurantes inscritos no Beira Interior Gourmet.


Estarão em competição as seguintes categoria:

  • Restaurante “Cozinha Tradicional/ Regional” – restauração com menus de cozinha regional, que utiliza produtos da Beira Interior ou da região onde está inserido, com ambiente típico ou contemporâneo.
  • Restaurante “Cozinha criativa/Evolutiva” – restauração com cozinha elaborada e serviço especializado, com Chef de Cozinha e com ambiente de algum requinte.
  • Restaurante “Cozinha Europeia e do mundo” – restauração com uma cozinha tradicional de outros países ou “fusão” com ambiente contemporâneo ou clássico.

Conteúdo Recomendado