Beira Interior avança com centro de computação em nuvem

http://allaboutcloud.info/wp-content/uploads/2014/01/Cloud-Storage.jpg

A Universidade da Beira Interior (UBI) vai avançar com a criação de um centro de competências que pretende dinamizar a investigação na área da computação em nuvem (cloud computing), disse hoje à Lusa o reitor da instituição.

António Fidalgo referiu que o projeto já está a ser elaborado e que o mesmo avançará em parceria com a Portugal Telecom (PT), empresa que em setembro de 2013 inaugurou na Covilhã um dos maiores centros de dados (data center) do mundo.

“Apostar nesta área é o mais lógico e faz todo o sentido, porque temos na cidade o data center da PT, que é uma estrutura muito importante e única no país”, frisou.

António Fidalgo recordou que a UBI e a PT já estabeleceram outras parcerias e que a empresa também já “manifestou todo o interesse” em desenvolver o centro de competências através de trabalho conjunto.

De acordo com o reitor, o projeto surgiu depois de o ministro-adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, ter lançado às universidades do interior do país o desafio de apostarem numa área de excelência que tivesse ligação com o território e que as diferenciasse.

“O senhor ministro lançou-nos esse repto, assumindo o compromisso de estruturar apoios comunitários para as áreas que elegêssemos como prioritárias (…). Nesse sentido, decidimos apostar num centro de competências em ‘cloud computing'”, apontou.

António Fidalgo esclareceu ainda que a ideia geral já foi apresentada a Miguel Poiares Maduro, que a acolheu, tal como o próprio referiu publicamente, na quarta-feira, durante uma visita realizada à aldeia de Esperança, concelho de Arronches (Portalegre).

Os montantes do projeto e outras características mais específicas ainda não estão definidos, mas o reitor não tem dúvidas quanto às “mais-valias imensas” que este centro de competências terá para a região, na qual já se encontram instaladas várias empresas de base tecnológica.

“Esta área está em franco desenvolvimento, já tem muita representatividade na região e, deste modo, a UBI também não deixará de desempenhar o seu papel, o que fará através da formação e da investigação”, concluiu.

Este ano letivo, a UBI, em consórcio com a PT e Syone, empresa tecnológica dedicada a projetos de otimização de sistemas e negócios, arrancou com uma pós-graduação em Tecnologias de Informação e Comunicação para o Setor das Telecomunicações, que tem como objetivo formar profissionais para o data center da PT.


Conteúdo Recomendado