Banco Local de Voluntariado criado na Covilhã

A criação do Banco Local de Voluntariado resultou do Protocolo de Colaboração que a Câmara Municipal da Covilhã assinou com o Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado.

Trata-se de uma estrutura local de âmbito concelhio, próxima das populações, com o objetivo comum do bem-estar social, que promove o voluntariado em domínios cívicos como a Ação Social, a Educação, a Saúde, a Proteção Ambiental, entre outras.

Segundo o Município da Covilhã, “o Banco Local do Voluntariado da Covilhã tem como missão facilitar o encontro entre a oferta e a procura de voluntários e entidades. Pode ser voluntário qualquer indivíduo que se comprometa a ajudar de forma livre e desinteressada as actividades das organizações promotoras, devendo para tal proceder ao preenchimento de uma ficha de inscrição. Podem ser organizações promotoras as entidades públicas de administração central, regional ou local, as pessoas colectivas de direito público ou privado e outras organizações socialmente reconhecidas. Também estas entidades se podem associar ao Banco Local de Voluntariado mediante preenchimento de ficha de inscrição própria.”

As fichas de inscrição para voluntários e entidades, bem como as normas de funcionamento e restante informação relativa ao Banco podem ser encontradas na página oficial do Município da Covilhã.

Para o Presidente da Câmara, Vítor Pereira, “o concelho da Covilhã passa a dispor de uma importantíssima estrutura para a divulgação, promoção e organização do voluntariado nas mais variadas actividades sociais e cívicas. Com o protocolo assinado com o Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado, a autarquia acaba finalmente com esta lacuna ao nível da solidariedade e do apoio social. Espero uma forte adesão a esta iniciativa, quer de entidades quer de voluntários.”


Conteúdo Recomendado