Bacalhau e polvo são a tradição

O bacalhau e o polvo continuam a ser os principais pratos do Natal em Portugal, como confirmaram alguns “chefs”, e a Guarda não é exceção.

Há terras que mantêm tradições próprias, “muito localizadas”, como o capão em Freamunde, o litão (um peixe da família do tubarão) em Olhão, o borrego no ribatejo e as sandes de carne em vinha de alhos na Madeira.

O bacalhau e o polvo continuam a ser os principais pratos do Natal em Portugal, como confirmaram alguns “chefs”, e a Guarda não é exceção, por cá o bacalhau e o polvo são os “reis” da mesa de Natal. Bacalhau cozido com todos, polvo panado e/ou arroz de polvo são pratos que não faltam na mesa beirã.

A tradição explica que a imposição religiosa era a de que se comesse peixe, mas existiam dificuldades de pesca neste período do ano e o bacalhau e o polvo poderiam ser secos e chegar mais facilmente ao interior do país.

E para sobremesa, para além do tradicional bolo-rei, também não pode faltar a bôla da Guarda, com sabor a canela, e as tradicionais filhoses, rabanadas, sonhos e o arroz doce.

 


Conteúdo Recomendado