Autárquicas: PS recandidata Esmeraldo Carvalhinho à Câmara de Manteigas

O atual presidente da Câmara de Manteigas, Esmeraldo Carvalhinho, disse hoje à agência Lusa que é candidato pelo PS ao segundo mandato consecutivo para dar continuidade ao trabalho e fazer de Manteigas um concelho de “excelência turística”.

Com a recandidatura, Esmeraldo Carvalhinho, de 67 anos, pretende “a continuação de um trabalho que começou há algum tempo e que tem vindo a dar resultados práticos e positivos no concelho de Manteigas, no que diz respeito ao reforço da economia e à elevação do patamar social dos manteiguenses”.

O autarca socialista foi líder do executivo no mandato de 2009-2013 e foi reeleito nas eleições autárquicas de 2017.

“Estou no segundo mandato, intervalado, porque perdi eleições e voltei. E retomei o mesmo programa, os projetos que tinha e com a mesma dinâmica. Manteigas, depois de 2009, nunca mais parou de crescer. E nós recuperámos a dinâmica entre 2017 e agora o final deste mandato”, sublinhou.

Segundo o socialista, a sua presença na liderança do executivo municipal “levou ao crescimento económico de Manteigas, a uma maior divulgação do território, a uma maior valorização do potencial de atração turística”.

Em 2020, o concelho foi considerado possuidor das melhores condições para viver em Portugal e foi também aquele que mais cresceu percentualmente em termos de transações turísticas pagas por cartão multibanco, classificações que, na sua opinião, “fazem ver que Manteigas está no bom caminho” e “há que continuar este trabalho”.

“Há processos que pararam porque a pandemia nos afetou em 2020 e em 2021, e não permitiu que os projetos que tínhamos em carteira fossem realizados. E é exatamente para isso que quero ser candidato. Para terminar um projeto que comecei há algum tempo a esta parte e que terminará no final do próximo mandato, com Manteigas como concelho de excelência turística, que é para ai que nós estamos a caminhar”, rematou.

O concelho de Manteigas, no distrito da Guarda, está totalmente integrado na área do Parque Natural da Serra da Estrela e, segundo o candidato do PS, com a sua liderança, “está no caminho certo”.

“Se é verdade que Manteigas perdeu população, como perdeu todo o interior do país, também é verdade que estamos a fixar população através de novos empregos, do reforço das áreas de trabalho no alojamento, na hotelaria e nas empresas de animação turística”, justificou.

Se for reeleito presidente, Esmeraldo Carvalhinho tenciona concretizar vários projetos, com destaque para a construção de um teleférico entre Manteigas – Penhas Douradas (Serra da Estrela) e a conclusão do plano de pormenor da Relva da Reboleira (perspetivando novas valências para o espaço onde se localiza uma pista sintética de esqui).

Dotar o concelho de um pavilhão polivalente para acolher a mostra anual de atividades económicas e iniciativas culturais, construir um museu municipal e dinamizar um espaço de ‘coworking’ (no Ninho de Empresas), são outras das propostas.

O executivo municipal de Manteigas, liderado por Esmeraldo Carvalhinho, é composto por dois eleitos do PS, dois do PSD e um independente.

Além de Esmeraldo Carvalhinho, concorrem Célia Morais (Nós Cidadãos!), Nuno Soares (PSD), António Santos (CDU) e Flávio Massano (independente).

As eleições autárquicas estão marcadas para dia 26.


Conteúdo Recomendado