Autárquicas: Novo autarca do Sabugal (PSD) quer projetar território “a nível interno e externo”

O presidente eleito do município do Sabugal, que até agora desempenhava o cargo de vice-presidente, espera “estar à altura” do desafio, admitindo que terá pela frente “quatro anos com muita dificuldade”.

O presidente eleito da Câmara do Sabugal, Vítor Proença (PSD), mostrou-se hoje satisfeito com a vitória social-democrata no concelho, nas autárquicas de domingo, e pretende trabalhar para “projetar o território a nível interno e externo”.

Vítor Proença, que sucede ao autarca do PSD António Robalo, que não se recandidatou por ter atingido o limite de três mandatos seguidos, reagiu hoje com satisfação à sua eleição para a liderança do município do Sabugal, situado junto da fronteira com Espanha, no distrito da Guarda.

“Estou muito satisfeito pela confiança que os sabugalenses depositaram na minha pessoa e no PSD. Era uma vitória que já se esperava, pelo trabalho que temos feito em prol das pessoas, [e] sempre, sempre com as pessoas, e merecemos, novamente, a confiança dos sabugalenses”, disse hoje o novo autarca à agência Lusa.

O presidente eleito do município do Sabugal, que até agora desempenhava o cargo de vice-presidente, espera “estar à altura” do desafio, admitindo que terá pela frente “quatro anos com muita dificuldade”.

“Os tempos não são fáceis, mas a equipa que constituí dá-me garantias (..) de fazer um bom trabalho e de acorrer àquilo que são os problemas das pessoas (…) e projetar o território a nível interno e externo, na divulgação daquilo que são os nossos produtos endógenos, naquilo que é o nosso turismo, naquilo que é o nosso património”, declarou.

Em relação às prioridades para o concelho, Vítor Proença apontou “uma medida que é necessária” e “que foi muito falada” na campanha eleitoral, relacionada com a instalação de fibra ótica no território.

“[A medida] tenho-a no meu programa eleitoral. Embora não seja uma competência da Câmara, é uma competência do Governo, que deve negociar com as operadoras. Nós, não estivemos à espera e temos algumas medidas nesse âmbito”, justificou.

Na opinião do autarca eleito, só com instalação de fibra ótica será possível “atrair gente para o território”, em teletrabalho, como aconteceu desde o início da pandemia.

“Se nós não conseguirmos isso, não criamos atratividade para o território, não trazemos gente para o território. E a gente que trouxermos para o território, embora não seja gente que se fixe cá, é uma gente que dinamiza a economia local e que está aqui um, dois, três meses. Esse é um grande desafio que temos”, disse.

Segundo Vítor Proença, o município vai implementar, até ao final do ano, “em 27 localidades, 27 centros de teletrabalho em ‘coworking’, devidamente equipados”.

A Câmara Municipal do Sabugal vai instalar fibra ótica nesses locais e suportar os custos para que “quem queira vir em teletrabalho” para o concelho, possa fazê-lo nesses locais “com toda a comodidade e com acesso de banda larga e com condições”.

“Nós não conseguimos atrair gente de outra forma. Temos que atrair gente que venha para aqui em teletrabalho, que seja de cá ou não. Para mim, é uma medida estrutural e que pode ser altamente benéfica para o concelho”, rematou.

Segundo os dados do Ministério da Administração Interna, nas eleições de domingo, a candidatura do PSD liderada por Vítor Proença obteve 47,09% dos votos (quatro mandatos), a do PS 40,22% (três mandatos), a do CDS-PP (4,14%), a do Chega 2,85% e a candidatura do PCP/PEV 1,54% dos votos.


Conteúdo Recomendado