Autárquicas: Luís Couto (PS) diz que há quatro interessados no Hotel Turismo da Guarda

Segundo o candidato, a ineficácia da Câmara em resolver a situação, levou a candidatura a fazer contactos “ao mais alto nível” para que a mesma fosse ultrapassada e o hotel recuperado e devolvido à cidade e à região.

O candidato do PS à presidência da Câmara da Guarda, Luís Couto, disse hoje que estão quatro empresas interessadas no concurso que foi lançado pelo Governo para a recuperação do edifício do antigo Hotel de Turismo.

Segundo o candidato, a ineficácia da Câmara em resolver a situação, levou a candidatura a fazer contactos “ao mais alto nível” para que a mesma fosse ultrapassada e o hotel recuperado e devolvido à cidade e à região.

Luís Couto disse hoje à agência Lusa que logo após a publicação do concurso surgiu um interessado “com experiência no ramo, que gere um número considerável de hotéis por todo o mundo”, mas, nesta data, contam-se quatro interessados.

“Temos a grata surpresa, hoje, de poder dizer que já vamos em quatro entidades, quatro empresários, quatro unidades empresariais, que estão interessadas em concorrer ao concurso do Hotel de Turismo da Guarda”, disse.

O Governo lançou, em julho, um novo concurso, no âmbito do programa Revive, para a concessão do antigo Hotel Turismo, que está encerrado desde 2012 e cujo primeiro contrato de concessão teve de ser revogado.

O aparecimento de quatro empresários interessados na reabilitação da unidade hoteleira, é para Luís Couto, “uma grande garantia de que, provavelmente, desta vez chegará a bom porto a reconstrução do hotel”.

“São quatro entidades que não têm por trás fundos que a gente não sabe de onde é que vêm. São empresas com nome na praça, no mercado europeu e nacional”, acrescentou, referindo que, de momento, não pode avançar com nomes porque existe um acordo de confidencialidade.

O candidato do PS à liderança da autarquia da cidade mais alta do país mostra-se satisfeito por as diligências efetuadas estarem a dar frutos e verificar que “as coisas estão todas prontas para poderem andar e para que a reconstrução do Hotel de Turismo da Guarda seja uma realidade”.

Para Luís Couto, o hotel “é uma preciosidade” e “tem que ser revitalizado e recuperado o mais rápido possível”, seja qual for a modalidade encontrada.

“Para nós [PS], o importante, é por aquela unidade hoteleira com uma gestão a funcionar, para que aquela peça de arquitetura belíssima que temos no centro da cidade, não esteja no estado em que se encontra neste momento”, vincou.

O hotel é “uma peça fundamental” para o programa de turismo e cultura da candidatura socialista, encaixando “perfeitamente” na “estratégia de criar condições para a valorização turística”.

Do programa do PS constam a recuperação de casas do centro histórico, o reavivar das visitas encenadas, localizar novas estruturas ligadas à cultura Judaica e a instalação de um Centro de Interpretação dos Castelos e Fortalezas da Raia, entre outras propostas.

A autarquia da Guarda é presidida pelo PSD desde 2013, quando o partido ganhou as eleições com o candidato Álvaro Amaro, que repetiu a vitória em 2017.

Nas eleições autárquicas de 2017, o PSD obteve 61,20% dos votos e cinco mandatos autárquicos e o PS obteve 23,35% e elegeu dois vereadores.

O município é presidido, desde abril de 2019, por Carlos Chaves Monteiro, que substituiu Álvaro Amaro quando este foi para o Parlamento Europeu e que é o candidato do PSD às eleições autárquicas do dia 26 de setembro.

Na Guarda, além de Luís Couto (PS) e de Carlos Chaves Monteiro (PSD), são candidatos Sérgio Costa (independente), Francisco Dias (Chega), Honorato Robalo (CDU), Jorge Mendes (BE) e Pedro Narciso (CDS-PP).


Conteúdo Recomendado