Autárquicas: CDU candidata advogado José Manuel de Aguiar à Câmara do Sabugal

O advogado José Manuel Gomes Dias de Aguiar, de 54 anos, é o candidato da CDU à presidência da Câmara do Sabugal, no distrito da Guarda, nas próximas eleições autárquicas, anunciou esta quarta-feira a coligação.

O candidato é licenciado em Direito e tem residência na Freguesia do Soito, no concelho do Sabugal, de onde é natural.

Segundo a CDU, o candidato, filho do escritor Cristóvão de Aguiar, “pertenceu aos pioneiros do PCP” e “defendeu como advogado centenas de carenciados através de apoio jurídico”.

A mesma força política candidata João Carlos Taborda Manata, de 61 anos, comerciante, à presidência da Assembleia Municipal da Sabugal.

João Carlos Taborda Manata é membro da Organização Regional da Guarda do PCP e da Comissão Concelhia do Sabugal do PCP e eleito da CDU na Assembleia Municipal do Sabugal em vários mandatos.

“Os candidatos da CDU são vozes ativas no concelho do Sabugal, com provas dadas na luta pelo desenvolvimento do concelho e comprometidos com os valores contidos no projeto autárquico da CDU”, refere a coligação em comunicado enviado à agência Lusa.

Segundo a nota, “sob o lema de Trabalho, Honestidade e Competência, o projeto autárquico que a CDU defende, e que estes candidatos corporizam, passa pela valorização dos trabalhadores, valorização do serviço público municipal, defesa e valorização dos serviços públicos (valorização do serviço nacional de saúde, defesa da escola pública e funções sociais do estado)”.

O projeto também inclui a “defesa da participação e do regular funcionamento dos órgãos autárquicos, garantia de acesso à fruição e criação cultural, valorização do transporte público, pelo direito à habitação, pela defesa do ambiente, defesa da regionalização e de uma verdadeira política de descentralização que promova o desenvolvimento da região”.

O município do Sabugal, no distrito da Guarda, é liderado, desde 2009, pelo social-democrata António Robalo, que não pode recandidatar-se por ter atingido o limite de três mandatos seguidos.

O atual executivo municipal é composto por quatro eleitos do PSD e três do PS.

Segundo a lei, as eleições autárquicas decorrem entre setembro e outubro.


Conteúdo Recomendado