Autárquicas: BE quer aumentar eleitos nos órgãos autárquicos da Guarda

O candidato do BE à presidência da Câmara da Guarda, Jorge Mendes, disse esta quarta-feira que o partido pretende aumentar o número de eleitos nos órgãos autárquicos, embora admita que a eleição de um vereador “é muito difícil”.

As expectativas da candidatura liderada por Jorge Mendes “são bastante otimistas” e passam por eleger, pela primeira vez, representantes para as Assembleias de Freguesia da Guarda e da Vela, manter o atual deputado municipal e, se possível, aumentar a representação para dois.

Ao nível da Câmara Municipal, o BE deseja obter “o melhor resultado possível”, mas admite que a eleição de um vereador “é muito difícil”.

“Sabemos que é muito difícil eleger um vereador, porque isso exige à volta de 1.700/1.800 votos. Nós tivemos 800 há cerca de quatro anos, mas acreditamos que podemos ter um resultado melhor do que há quatro anos”, disse hoje o candidato à agência Lusa, no final de uma ação de campanha realizada durante a tarde nas freguesias de Trinta, Meios e Fernão Joanes.

Segundo o cabeça de lista do BE, a sua candidatura conseguiu passar para o eleitorado a mensagem e as principais ideias e isso, só por si, “já valeu a pena”.

Referiu que a campanha “passou muito pela juventude” e pela presença nas aldeias do concelho da Guarda.

Jorge Mendes também admite que o partido pode beneficiar da divisão que ocorreu no PSD, que ao candidatar o atual autarca Carlos Chaves Monteiro motivou o aparecimento da candidatura independente liderada por Sérgio Costa (ex-vice-presidente do município e da concelhia local do PSD, que passou a vereador sem pelouros).

“Nós não sabemos muito bem quantos votos é que vão ser necessários para eleger o sétimo vereador, porque, tradicionalmente, é à volta de 1.800 votos, mas pode ser menos, porque, se houver uma grande divisão, eventualmente 1.200 ou 1.300 votos podem ser suficientes. Mas, para todos os efeitos, sabemos que a eleição de um vereador é muito difícil”, rematou.

O BE tem atualmente um eleito na Assembleia Municipal da Guarda.

A autarquia da Guarda é presidida pelo PSD desde 2013, quando o partido ganhou as eleições com o candidato Álvaro Amaro, que repetiu a vitória em 2017.

Nas eleições autárquicas de 2017 o PSD obteve 61,20% dos votos e cinco mandatos autárquicos, e o PS obteve 23,35% e elegeu dois vereadores.

O município é presidido, desde abril de 2019, por Carlos Chaves Monteiro, que substituiu Álvaro Amaro quando este foi para o Parlamento Europeu.

Na Guarda, além de Jorge Mendes, são candidatos à liderança do município Sérgio Costa (independente), Carlos Chaves Monteiro (PSD), Luís Couto (PS), Pedro Narciso (CDS-PP), Honorato Robalo (CDU) e Francisco Dias (Chega).


Conteúdo Recomendado