Autarquias da Cova da Beira com novos sistemas de climatização

A Associação de Municípios da Cova da Beira (AMCB), com sede em Belmonte, anunciou hoje que vão ser instalados nas autarquias associadas novos sistemas de climatização de classe energética A+ ou superior para reduzir os custos energéticos.

Em nota de imprensa enviada à agência Lusa, a AMCB esclarece que a intervenção “prevê a substituição de 450 equipamentos de climatização puramente resistivos por sistemas de climatização do tipo SPLIT bomba de calor inverter de classe energética A+ ou superior”.

Liderada pelo presidente da Câmara de Belmonte, a associação especifica que o custo total da intervenção é de 403.952 euros, sendo que já foi apresentada uma candidatura à medida tangível “BCEM – Bombas de Calor em Edifícios Municipais”, enquadrada do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo 2017-2018.

“Esta candidatura tem por objetivo a melhoria da eficiência energética através da substituição dos obsoletos equipamentos de climatização (radiadores, radiadores a óleo, termoventiladores, entre outros que tenham por base o principio de funcionamento por resistência elétrica), por bombas de calor nos edifícios e infraestruturas municipais, contribuindo para a melhoria das condições de conforto dos utentes nos locais das intervenções”, aponta.

Segundo o referido, esta ação permitirá “a economia de 1.549.225 kWh/ano, equivalentes a custos evitados de fornecimento de energia elétrica de 169.795 euros”.

Além disso, a valorização económica das emissões de CO2 evitadas é de 13.633 euros.

A AMCB, com sede em Belmonte, no distrito de Castelo Branco, abrange os municípios de Almeida, Belmonte, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Fundão, Guarda, Manteigas, Mêda, Penamacor, Pinhel, Sabugal e Trancoso.


Conteúdo Recomendado