Autarquia do Fundão financia 6 dos 42 projetos candidatados ao orçamento participativo

A Câmara Municipal do Fundão vai financiar 6 dos 42 projetos que foram candidatados ao primeiro orçamento participativo do concelho e cuja verba é de 100 mil euros.

A decisão foi aprovada por unanimidade em reunião de executivo e foi justificada com o facto de o projeto vencedor – a criação de um estúdio de gravação no Palácio do Picadeiro, em Alpedrinha – não ter esgotado a verba prevista.

“Tendo em conta que o que está em causa não é apenas a concretização de um projeto e sim do valor inscrito, vão entrando outros projetos até perfazer o valor total”, explicou o presidente da autarquia, Paulo Fernandes.

O autarca ressalvou que a escolha foi feita com base nos critérios da votação e da cabimentação orçamental, que ditou que alguns projetos com mais votos não pudessem ser financiados porque na soma com os primeiros ultrapassavam a verba dos 100 mil euros.

“Se os dois primeiros projetos, que tiveram mais votos do que todos os outros juntos, esgotam 86 mil euros, a partir desse momento só já podemos encaixar projetos até 14 mil euros e não mais do que isso”, clarificou o presidente do município.

Aos dois projetos mais votados (o Picadeiro Music Studio e o Skateparque) juntam-se, então, os projetos “basquetebol” (instalação de pequenos equipamentos de basquetebol em alguns espaços públicos da cidade) e “workshop lata 65” (projeto de arte urbana para população sénior).

Estão ainda englobadas as propostas para a realização de pequenas obras de melhoramento dos acessos exteriores do jardim-de-infância da freguesia de Peroviseu e para a instalação de eletrificação pública numa pequena área da freguesia da Orca.

Projetos que estiveram a votos entre 20 de abril a 20 de maio, num processo que Paulo Fernandes classificou como “muito dinâmico” e extraordinário”, já que houve mais de 12 mil votos expressos.

Segundo a estimativa da câmara, ainda que não haja números concretos, terão estado envolvidos pelo menos quatro mil votantes, já que cada pessoa podia votar através de três formas distintas: correio eletrónico, sítio da internet e mensagem de telemóvel.

O Picadeiro Music Studio foi o mais votado com 3.648 votos, seguindo-se o do Skateparque, com 3.348 votos.

Das 42 propostas que foram apresentadas a sufrágio, 27 eram para projetos da cidade e 15 para várias freguesias do concelho. Todas somadas atingiam um valor de cerca um milhão e 400 mil euros.


Conteúdo Recomendado