Autarquia da Covilhã promove a leitura e literatura nas escolas

Com o objetivo de incentivar o hábito e gosto pela leitura, permitindo uma maior aproximação entre os conteúdos curriculares escolares e as obras de literatura, o Município da Covilhã levou a efeito, nos passados dias 13 e 14 de outubro,  em algumas das suas escolas, as atividades “Trocado para miúdos” e “A mensagem dos Lusíadas e as mensagens da Mensagem”.

A primeira teve lugar na escola do primeiro ciclo do Teixoso e contou com a condução das escritoras Carla Jorge e Irina Melo. O desemprego, a imigração, a crise económica e as transformações que provocam nas famílias foram temas tratados por estas autoras junto dos mais novos.

Quanto à conferência “A mensagem dos Lusíadas e as mensagens da mensagem” apresentada pelo presidente da Associação Infante D. Anrique, Francisco de Pina Queirós, permitiu aos alunos do ensino secundário uma viagem pelas obras de Camões e Pessoa. Esta última iniciativa inseriu-se nas comemorações dos 600 anos do primeiro Senhorio da Covilhã, visto o Infante D. Henrique ser uma personagem chave quer nos Lusíadas quer na Mensagem.


Conteúdo Recomendado