Autarcas Sociais Democratas homenageiam Francisco Sá Carneiro na Guarda

O presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, vai abrir a II Academia do Poder Local dos Autarcas Social Democratas (ASD), a realizar na cidade da Guarda entre 04 e 06 de dezembro.

A segunda edição da Academia do Poder Local é organizada em colaboração com o PSD, e este ano integra as cerimónias evocativas do 35.º aniversário da morte de Francisco Sá Carneiro.

A abertura dos trabalhos está agendada para as 19h30 de sexta-feira, dia 4 de dezembro, com uma sessão evocativa em memória de Francisco Sá Carneiro, com a presença do presidente do PSD, Pedro Passos Coelho.

Antes da sessão, pelas 18 horas, será realizada uma missa evocativa em memória do fundador do Partido Social Democrata, na Sé da Guarda, indicou Álvaro Amaro.

De acordo com o presidente dos ASD e da Câmara Municipal da Guarda, a Academia do Poder Local, inspirada no modelo da Universidade de Verão do PSD, destina-se “a autarcas eleitos e a potenciais candidatos a autarcas”.

“Esta iniciativa marcará os passos futuros da formação para autarcas, quer para os já eleitos, quer para os que demonstrem interesse em vir a participar em listas autárquicas do PSD”, segundo o responsável, que reafirma a vontade de a Academia do Poder Local poder vir a evoluir para “Universidade de Inverno”.

Nos três dias, serão abordados os temas “Poder local na coesão nacional”, “Poder local – enquadramento e perspetivas”, “As novas realidades sociais”, “Ambiente, ordenamento e energia – novos desafios”, “Intermunicipalismo e o Portugal 2020”, “O empreendedorismo e a competitividade dos territórios” e “Falar claro – o poder a comunicação”.

Está também agendada uma mesa redonda sobre experiências autárquicas e a assinatura de um protocolo entre os ASD e o PSD sobre a estratégia de formação autárquica para 2017.

A Academia do Poder Local  arrancou no ano passado, também na cidade da Guarda, e reuniu 70 formandos. A procura continuou em grande número e, este ano, elevou-se para 75 o número de selecionados. São autarcas, na sua maioria, mas também não autarcas que querem saber mais sobre o Poder Local e, quem sabe, serem candidatos nas próximas eleições. Com idades compreendidas entre os 24 e os 65 anos, os formandos terão o privilégio de terem formação em varias áreas e com oradores/formadores prestigiados, tais como o Eurodeputado Paulo Rangel; o ex-Secretário de Estado da Administração Local, António Leitão Amaro; o Presidente do Conselho Económico e Social, Luís Filipe Pereira; o Ex- Ministro do Ambiente, Jorge Moreira da Silva; o Ex-Presidente da Associação Nacional de Municípios e atual Eurodeputado, Fernando Ruas; o Professor Universitário e também ex-Ministro das Finanças, Jorge Braga de Macedo; assim como o especialista em marketing e formação política, André Gustavo. No último dia, sentam-se à mesma mesa os autarcas Presidentes de Câmara Municipal, Carlos Carreiras, Hermínio Loureiro e Paulo Fernandes para troca de experiências autárquicas.

Antes da cerimónia da entrega de diplomas aos formandos, que contará com a presença do Vice-presidente Coordenador do PSD, Marco António Costa, por volta das 12h30 será assinado um protocolo sobre a Estratégia de Formação Autárquica 2017 entre o Presidente dos ASD, Álvaro dos Santos Amaro, e o Secretário-geral do PSD, José Matos Rosa.

Esta segunda edição da APL é para Álvaro dos Santos Amaro, Presidente do Autarcas Social Democratas, mais um passo em frente na “consolidação da Academia no
panorama nacional como um contributo importante para o Poder Local e na preparação dos atuais e futuros autarcas para que todos ganhem. Porque ganhando o Poder Local, ganha o país e o futuro”.

 

AcademiaPoderLocal


Conteúdo Recomendado