Universidade da Beira Interior promove Consoada para alunos estrangeiros

A Universidade da Beira Interior (UBI) vai promover uma Consoada para os alunos estrangeiros, disse hoje à Lusa João Canavilhas, vice-reitor para o ensino e internacionalização desta instituição.

“Pretende-se acima de tudo que os alunos, nesta noite [dia 24], se sintam na sua segunda casa como se estivessem na sua primeira casa e que possam passar esta data acompanhados e com a maior normalidade possível, dentro das circunstâncias”, referiu.

João Canavilhas explicou que este é o segundo ano em que a iniciativa é realizada, sendo que a ideia de promover o jantar exatamente no dia 24 surgiu depois de a UBI ter verificado que apesar de alguns alunos estrangeiros passarem o Natal com família que têm no país ou com colegas, também havia alguns que acabavam por passar a noite sozinhos.

O jantar realiza-se numa das cantinas da UBI, num espaço que até tem uma lareira, e contará com uma ementa tradicional, em que não falta o bacalhau, cuja confeção será assegurada por um dos cozinheiros da UBI.

Além disso, os alunos são convidados a levarem uma sobremesa típica dos seus países de modo a partilharem um pouco do que são as suas próprias tradições.

Segundo adiantou, inscreveram-se para esta ceia natalícia cerca de 100 alunos estrangeiros, que pagam um valor simbólico de três euros. Parte do dinheiro é aplicado na decoração do espaço e outra parte reverte para um Fundo de Apoio Social para os próprios estudantes.

A UBI tem atualmente cerca de 800 alunos estrangeiros, que representam mais de 10% do número de alunos desta instituição sediada na Covilhã, distrito de Castelo Branco.


Conteúdo Recomendado