Universidade da Beira Interior no consórcio do projeto ARTISAN

Projeto tem a duração de dois anos e pretende contribuir para a melhoria das empresas, através da avaliação das suas necessidades e formação dos elementos que as integram, nos setores do Artesanato e Agroturismo.

A Universidade da Beira Interior (UBI) é a única entidade portuguesa a integrar o consórcio europeu promotor do projeto “ARTISAN – AspiRing enTrepreneurIaI families to perpetuate cultural buSiness Across geNerations”, que vai dedicar-se aos setores do Artesanato e Agroturismo. Os sete parceiros da iniciativa – empresas e universidades – pretendem contribuir para o desenvolvimento do espírito empreendedor e, também, para oferecer competências empreendedoras aos elementos juniores e seniores das empresas familiares dos dois setores a que vai dedicar-se o ARTISAN.

Este projeto pioneiro terá uma duração de dois anos e prevê a análise empírica às necessidades de competências das empresas familiares, desenvolvimento de Estudos de Caso (dois para o sector do artesanato e dois para o sector do agroturismo), e criação de conteúdos para o curso de formação em empreendedorismo direcionado aos elementos de empresas.

A UBI é representada no ARTISAN por quatro docentes do Departamento de Gestão e Economia (Helena Alves, Arminda do Paço, Mário Raposo e João Ferreira), um técnico superior do GAPPI – Gabinete de Apoio a Projetos e Promoção de Investigação (Pedro Serrão) e uma bolseira de investigação para apoio administrativo ao projeto (Ana Cláudia Nave).

Além da UBI, integram o consórcio europeu a GrantXpert Consulting Ltd e UCLan Cyprus (Chipre), Universidad de Castilla-La Mancha (Espanha), ISOB Institut für sozialwissenschaftliche Beratung GMBH (Alemanha), EDHEC Business School (França) e Universita Degli Studi di Palermo (Itália).

O ARTISAN é financiado pelo programa Erasmus+, KA2 – Cooperation for Innovation and the Exchange of  Good Practices Strategic Partnerships for adult education.


Conteúdo Recomendado