Unidade de Missão para a valorização do interior defende pacto para esta região

https://www.facebook.com/MunicipiodoFundao/photos/a.1335873059809757.1073743543.299654046765002/1335874076476322/?type=3&theater

A ideia defendida pelo coordenador adjunto da Unidade de Missão para a valorização do interior, João Paulo Catarino, no colóquio sobre interioridade que decorreu no Fundão onde Paulo Fernandes lamentou a falta entendimento dos partidos na Assembleia da República relativamente ao estatuto dos territórios de baixa densidade.

O Presidente da Câmara do Fundão, Paulo Fernandes, não entende a falta de consenso político sobre um tema onde os territórios e os autarcas estão em sintonia.

“A maior das minhas preocupações é sentir que algo que devia de ser absolutamente consensual possa entrar nesta espuma dos dias, da clivagem que hoje se coloca. No outro dia até ouvi que possa haver uma leitura de esquerda e de direita entre litoral e interior, isso é absolutamente inadmissível, eu lutarei contra esse tipo de dicotomia que só nos vão tirar força e energia e desviar do que é essencial”. Paulo Fernandes falava na abertura da iniciativa promovida pelo Jornal do Fundão sobre Interioridade que decorreu este sábado em Vale de Urso, anexa da freguesia do Souto da Casa e que contou com a presença do coordenador adjunto da Unidade de Missão para a Valorização do Interior. João Paulo Catarino defendeu um pacto entre PS e PSD para o interior do país “o ideal é que fosse entre o PSD e o PS para podermos fazer pactos em relação ao interior e a outras matérias, onde o país precisa urgentemente que nos entendamos porque perdemos todos por não termos sido suficientemente inteligentes para fazer esse exercício”.

A iniciativa do Jornal do Fundão, com o apoio da Junta de Freguesia do Souto da Casa e o Município do Fundão, contou com a presença de várias personalidades, entre elas Paulo Fernandes, Presidente da Câmara Municipal do Fundão, João Paulo Catarino, coordenador adjunto da Unidade de Missão para a Valorização do Interior, Nuno Francisco, director do Jornal do Fundão, Maria das Dores Ladeira, presidente da Junta de Freguesia do Souto da Casa, José Páscoa, pró-reitor da Universidade da Beira Interior, Maria Antonieta Garcia, investigadora, Vítor Andrade, coordenador de Economia do semanário Expresso e um dos grandes responsáveis pelo aclamado projeto “Bendada Aldeia Cultural, Rui Simão, coordenador-executivo da Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto, David Caetano, presidente dos Caminheiros da Gardunha e Pedro Salvado, diretor do Museu Municipal do Fundão.

João Paulo Catarino apresentou algumas das medidas que constam do documento já aprovado pelo governo para ajudar a corrigir uma “assimetria absurda” que os 50 mil milhões de fundos comunitários não foram capazes até agora.

No colóquio, debateram-se várias ideias e preocupações das gentes do interior.


Conteúdo Recomendado