Unidade Local de Saúde da Guarda reforçada com cinco novos médicos de família

A Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda vai dispor de cinco novos médicos especialistas em saúde geral e familiar para responder às necessidades existentes ao nível dos centros de saúde, revelou hoje a administração.

A ULS celebrou hoje contratos com quatro dos cinco jovens médicos que vão prestar serviço no distrito, ficando dois na cidade da Guarda (um no centro de saúde e outro na Unidade de Saúde Familiar A Ribeirinha), um no centro de saúde de Seia, outro em Figueira de Castelo Rodrigo e o quinto em Pinhel.

O presidente do Conselho de Administração da ULS da Guarda, Carlos Rodrigues, considera que a contratação dos cinco clínicos “é um bom reforço” para a instituição que dirige e para melhorar o serviço prestado aos utentes.

“Cinco elementos é um bom reforço. Ficamos praticamente com noventa e tal por cento da população coberta com médicos de família”, disse aos jornalistas no final da sessão de assinatura dos contratos.

Segundo o responsável, os novos médicos vão “engrossar” o “capital humano da ULS”, que serve cerca de 150 mil habitantes.

Carlos Rodrigues anunciou ainda que a unidade de saúde contratou na quinta-feira uma médica especialista em reumatologia que vai iniciar funções no dia 01 de agosto.

Trata-se de um “valioso reforço” para o serviço de reumatologia, realizado nos hospitais da Guarda e de Seia, que conta atualmente com dois especialistas.

Confrontado com carências de profissionais ao nível de especialidades como Cardiologia, Gastrenterologia e Pneumologia, disse que a administração da ULS/Guarda está “constantemente a olhar para as situações possíveis de conquista de pessoas” para ocuparem os lugares disponíveis.

Em relação aos enfermeiros, o responsável anunciou que está um concurso aberto para ocupação de 34 vagas do quadro, com o objetivo de “transferir aqueles que estão em situação mais precária de aquisição de serviços para o quadro propriamente dito”.

“E aguardamos que o Governo nos autorize mais vagas para colmatar a carência da passagem das 40 às 35 horas”, rematou.

A ULS da Guarda integra dois hospitais (Hospital Sousa Martins – Guarda e Nossa Senhora de Assunção – Seia), 13 centros de saúde e presta assistência a cerca de 150 mil habitantes.


Conteúdo Recomendado