Tetra Pak e Compal lançam novo desafio às eco-escolas

A Tetra Pak e a Compal, em parceria com o Programa Eco-Escolas da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), lançam um novo concurso “Cria Super Frutas e Vegetais e ganha prémios” que visa alertar os jovens para a importância da reciclagem, a protecção do ambiente e para a introdução de frutas e vegetais na alimentação diária.

O passatempo que decorre entre os dias 1 de fevereiro e 31 de maio é direcionado para as escolas pertencentes à rede Eco-Escolas, considerando-se dois escalões em particular: jardins de infância e escolas de 1º ciclo (1º escalão) e escolas de outros níveis de ensino até ao 3º ciclo (2º escalão). Cada escola deverá organizar-se como considerar mais conveniente, podendo realizar diversos trabalhos. No entanto, apenas um trabalho por escola poderá ser submetido a concurso.

“Este projeto combina duas vertentes muito importantes para a Tetra Pak: a protecção do ambiente e a nutrição dos mais novos. O concurso pretende sensibilizar para a importância das frutas e vegetais numa alimentação saudável e equilibrada, sem esquecer a vertente ambiental que passa pela reciclagem das embalagens. Reconhecemos a criatividade das crianças como um veículo privilegiado para a transmissão destes valores. Esperamos que esta acção aumente a consciencialização das crianças sobre estes temas, sendo elas também um veículo de informação primordial para fazer passar a mensagem em casa, às suas famílias”, afirma Ingrid Falcão, responsável de Ambiente da Tetra Pak Ibéria em Portugal.

“Na marca Compal preocupamo-nos, de uma forma muito especial, não só com as questões ambientais, mas também com a promoção das frutas e vegetais na alimentação das crianças. Aliás, o valor nutricional dos nossos produtos, feitos com frutas e vegetais como principal matéria-prima são o reflexo desse mesmo esforço. Na Tetra Pak encontrámos um parceiro que partilha dos mesmos valores que a marca Compal, permitindo um trabalho consistente junto das escolas com um objectivo comum, de sensibilizar as novas gerações para a saúde alimentar e sustentabilidade ambiental”, refere Rodrigo Costa, Marketing Manager da marca Compal, no mercado de Portugal e Espanha.

“Num ano em que o Programa Eco-Escolas tem como um dos temas a Alimentação Saudável e Sustentável, este tipo de desafios integradores possibilitam agregar numa actividade concreta e criativa a reflexão e acção sobre a reutilização, as florestas sustentáveis e ainda apelar a uma dieta equilibrada em frutas e vegetais na alimentação das crianças e jovens. Os parceiros que connosco colaboram na implementação destas actividades, possibilitam o reconhecimento e valorização do trabalho realizado nas escolas contribuindo ainda para um maior envolvimento da comunidade na concretização de um dia-a-dia mais sustentável, objectivo presente em todos os projectos e programas da Associação Bandeira Azul da Europa”, refere Margarida Gomes, Coordenadora Nacional do Programa Eco-Escolas.

A Eco-Escola que queira participar deverá manifestar a sua intenção registando-se através do Frutas e Vegetais até ao final do dia 31 de maio. Para efectuar o registo, basta entrar no site, efectuar login com os dados de acessos à plataforma das Eco-Ecolas e inscrever-se, preenchendo todas as informações solicitadas.

Deverão ser construídos super-heróis com embalagens da Tetra Pak de 1L da marca Compal, que deverão exibir o logótipo da Tetra Pak e o símbolo do FSC. É permitida a utilização de materiais complementares como colas, tintas ou cordéis, e ainda criar estruturas em arame, ou outro material, desde que a base do projecto sejam as referidas embalagens. O tamanho, não deverá ultrapassar 1m de altura e largura, ficando o seu aspecto ao critério de cada participante. A última etapa será inserir na plataforma Eco-Escolas fotografias até 31 de maio.

Os critérios de avaliação dos trabalhos a concurso serão: a criatividade e originalidade, a demonstração da capacidade de reutilização de recursos, as mensagens implícitas e explícitas e ainda o cumprimento das regras do presente regulamento.

O júri será constituído por elementos da ABAE, da Tetra Pak e da marca Compal. Os resultados serão anunciados no dia 9 de junho através dos e-mails registados e, ainda, no site do concurso.


Conteúdo Recomendado